fbpx

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

O kiwi é uma boa fonte de vitamina C (importante para fortalecer o sistema imunitário e ajudar na absorção do ferro), melhor do que a laranja! O kiwi também contém vitaminas E (promove a saúde do sangue), vitamina K (importante para o sistema imunitário), folato, potássio, cobre e fibras (promove a digestão). É uma excelente opção para prevenir ou ajudar a obstipação em bebés. O kiwi também tem a vantagem de ter menos açúcares naturais do que muitas frutas

Um fato interessantes sobre o kiwi: Acredita-se que a alta quantidade de vitamina C e antioxidantes que os kiwis contêm pode ajudar a tratar pessoas com asma. Um estudo de 20001 descobriu que havia um efeito benéfico sobre a função pulmonar entre aqueles que consumiam frutas frescas regularmente, incluindo kiwis. Frutas como kiwi podem ajudar crianças com sintomas de asma, como tosse, falta de ar e respiração ofegante.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão

Pode causar alergia: Não é comum. No entanto, bebés com Síndrome de Alergia Oral podem reagir ao kiwi. Bebés a crianças que são alérgicos ao látex de borracha natural também podem ter reação ao kiwi. Além disso, se o seu bebé teve alguma reação alérgica no passado (alimentar ou não), não ofereça kiwi sem consultar a/o pediatra, uma vez que o kiwi liberta histamina no corpo.

Representa risco de engasgo: Não se estiver maduro e bem macio (cede ao toque). O kiwi que não esteja maduro e macio, é um alimento firme e escorregadio, duas características que tornam um alimento um risco de engasgo.

Veja mais sobre os cortes e texturas dos alimentos neste artigo.

Como oferecer o kiwi

BLW:

Ofereça apenas kiwi se estiver maduro e bem macio. O kiwi deve ceder ao toque quando pressionar a casca. No início prefira sempre cortes grandes, especialmente quando estamos a falar de uma fruta que é escorregadia. Ofereça o kiwi cortado em 2 ou 4 e deixe a casca em um dos lados para não escorregar (tanto) nas mãos do bebé.

Corte de kiwi BLW 6-9 meses

Outra opção é esmagar o kiwi com um garfo, misturar a uma papa de cereais ou ao iogurte e dar a papa ao bebé. Pode oferecer num prato com uma colher para o bebé explorar com as mãos, ou pode por a papa na colher e dar a colher ao bebé para ele alimentar-se.

A partir dos 9 meses, ou quando bebé começar a fazer a pinça fina, pode cortar o kiwi em pedaços pequenos para o bebé agarrar com a ponta dos dedos. Pode continuar a oferecer o kiwi nas papas mas já não precisa esmagar, pode oferecer cortado em pedaços pequenos por cima da papa.

A partir dos 12 meses é hora de praticar o uso de garfo. Continue a cortar o kiwi em pedaços pequenos, espete o garfo em pedaço e ofereça o garfo ao bebé. Garfos como os da Doddl ou Grabease são os mais apropriados para esta fase.

Introdução convencional: 

Introduza o kiwi nas papas. Pode juntar a papas de cereais, papa de fruta ou iogurte natural para o bebé ser exposto à acidez do kiwi. A partir do momento que o bebé começar a fazer pinça fina, experimente picar o kiwi ou cortar em pedaços pequeninos e misturar à papa, em vez de triturar.

Pode encontrar receitas com kiwi aqui.

Fontes:

1Forastiere F, Pistelli R, Sestini P, et alConsumption of fresh fruit rich in vitamin C and wheezing symptoms in childrenThorax 2000;55:283-288.

USDA – Food Data Central

Children Hospital of Philadelphia – Oral Allergy Syndrome

American Academy of Allergy Asthma & Immunology – Oral Allergy Syndrome (OAS) or Pollen Fruit Syndrome (PFS).

Wagner S, Breiteneder H. The latex-fruit syndrome. Biochem Soc Trans. 2002 Nov;30(Pt 6):935-40. doi: 10.1042/bst0300935. PMID: 12440950.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: