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Laranja

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

As laranjas são uma fonte maravilhosa de vitamina C, que não só é importante para fortalece o sistema imunitário do bebé, como auxilia na absorção do ferro não heme (aquele encontrado em alimentos vegetais como leguminosas ou espinafres). As laranjas contêm também vitaminas do complexo B, como folato, e beta-caroteno que se converte em vitamina A no organismo. A polpa da laranja também é rica em fibras, que são tão importantes para a saúde intestinal do bebé e criança.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses

Pode causar alergia: Não. No entanto bebés e crianças com Síndrome de Alergia Oral podem ter reação à laranja, que normalmente aparece pouco tempo depois de consumir e se manifesta com edema, comichão ou inchaço, tipicamente à volta da boca, na boca ou garganta*

Representa risco de engasgo: Sim, as membranas que envolvem os gomos das laranjas, assim como os caroços representam risco elevado de engasgo. Para reduzir o risco só precisa retirar as membras e os caroços. Explicamos como cortar em baixo.

Observações: Existem laranjas mais doces e outras mais ácidas. Não limite a oferta apenas às mais doces porque o bebé nasce com preferência pelo sabor doce e por isso precisa ter contacto com alimentos ácidos também.

Como oferecer a laranja

BLW:

Até aos 9 meses (ou até o bebé conseguir fazer o movimento de pinça), ofereça os gomos sem a membrana à volta. Na nossa conta de Instagram, nos destaques em “Cortes BLW”, mostramos um vídeo de como cortar. Alternativamente pode cortar a laranja com casca na transversal em fatias e depois cortar ao meio e retirar caroços se necessário. Lave bem a casca (prefira laranjas orgânicas porque o bebé vai por a casca na boca), retire os caroços e ofereça as fatias de laranja para o bebé chuchar.

Quando o bebé começar a fazer o movimento de pinça (a partir dos 9 meses normalmente), cortar os gomos de laranja em pedaços menores que o bebé consiga agarrar com a ponta dos dedos. Continue a retirar a membrana e os caroços porque ainda representam risco de engasgo.

A partir dos 24 meses (dependendo do bebé, a partir dos 18 meses) pode começar a oferecer os gomos com a membrana. Ensine o seu bebé a trincar os gomos ou ofereça gomos maiores para não haver risco de ele engolir um gomo inteiro (especialmente os mais pequenos como de tangerinas, clementinas ou tangeras). Pode também continuar a oferecer os gomos cortados em pedaços pequenos.

Introdução convencional: 

A laranja, no seu formato natural, pode ser triturada com as papas. Prefira usar a laranja inteira e não só o sumo. Retire a casca, caroços e membranas. Na maior parte das papas que pedem um pouco de leite para ajudar a triturar, pode substituir pela laranja.

Outra opção é cozer a laranja juntamente com o cereal ou com outras frutas. Pode fazer uma papa de maçã e laranja, ou adicionar um pouco de laranja aos pedaços quando for cozer a aveia, millet ou outro cereal. 

E o sumo de laranja natural?

Bebés com menos de dois anos não devem consumir sumo de fruta, e mesmo depois dos dois anos deve ser oferecido com moderação. O sumo de fruta não oferece benefícios nutricionais em relação à fruta inteira, uma vez que a fruta inteira também fornece fibras e outros nutrientes. Além disso, normalmente é preciso muito mais fruta para fazer um sumo do que aquela que consumiríamos se comêssemos a fruta inteira.

Depois dos 2 anos, é importante limitar a quantidade oferecida para minimizar o açúcar na dieta do seu filho. Estudos mostram que o consumo regular e especialmente excessivo de bebidas açucaradas, incluindo sumos naturais apenas com o açúcar presente na fruta, podem deslocar o consumo de alimentos mais nutritivos e aumentar o risco de obesidade, diabetes, doenças cardíacas e cáries dentárias. Falamos sobre o açúcar na alimentação infantil neste artigo.

De acordo com a AAP o limite máximo de sumo de fruta para crianças até três anos é de 120 ml por dia. Para crianças de quatro a seis anos de idade, o limite máximo é de 120 a 180ml por dia.

Pode encontrar receitas com laranja aqui.

*Uma nota sobre a Síndrome de Alergia Oral

Se o bebé ou criança tem alergia ao pólen e teve edema ou comichão na boca ou na garganta depois de comer frutas frescas ou vegetais crus, ele pode ter Síndrome de Alergia Oral (OAS). A OAS é normalmente uma condição temporária e relativamente leve, às vezes também chamada de Síndrome de Alergia Alimentar ao Pólen (PFAS). Alguns alimentos contêm proteínas semelhantes às proteínas do pólen das plantas: Pessoas com OAS geralmente são alérgicas a esses pólens das plantas. Quem tem alergia ao látex, também pode ter uma reação cruzada e OAS com certas frutas como banana, abacate, melão.

O sistema imunitário das pessoas com OAS confunde as proteínas de frutas ou vegetais com as proteínas do pólen das plantas, e elas experimentarão o mesmo tipo de reação.

Fontes:

American Academy of Allergy, Asthma and Immunology – Oral Allergy Syndrome (OAS)

OMS – Reducing consumption of sugar-sweetened beverages

AAP – Where we stand: Fruit juice

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