fbpx

Lentilhas

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

Lentilhas é provavelmente um dos melhores alimentos que pode oferecer ao seu bebé. São uma fonte excelente de ferro (desempenha um papel fundamental na formação de hemoglobina no sangue e mioglobina nos músculos, os quais transportam oxigênio para as células), um mineral tão importante nos primeiros anos de vida do bebé. São também uma das melhores fontes vegetais de proteína (as lentilhas são compostas por mais de 25% de proteína). As lentilhas são ainda uma excelente fonte de vitaminas B, nomeadamente folato (necessário para produção de glóbulos vermelhos, desenvolvimento e função do cérebro), magnésio, potássio e zinco. Também são uma ótima fonte de fibras, tão importantes para manter a saúde intestinal e prevenir a obstipação.

Há vários tipos de lentilhas: vermelhas ou coral, verdes, puy (verdes mas muito menores em tamanho), castanhas e pretas. As mais comuns no mercado são as verdes e as vermelhas. As vermelhas são as que cozem mais rapidamente e perdem mais facilmente a textura. As puy, castanhas e pretas são as que demoram mais a cozer.

As lentilhas são um excelente alimento para se ter em casa: são super baratas, encontram-se em qualquer supermercado, e cozem em 20 minutos numa panela normal (ao contrário das outras leguminosas que precisam de panela de pressão ou de muito tempo em panela normal).

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão

Pode causar alergia: Não é comum. No entanto, em teoria qualquer alimento pode causa alergia.

Representa risco de engasgo: Não. Mas coza bem e prefira oferecer esmagadas.

Observações: As lentilhas, assim como todas as leguminosas, podem causar desconforto abdominal e é por isso que a DGS, assim como alguns pediatras, recomendam esperar até aos 8 meses. Mas em bebés saudáveis e a termo pode oferecer logo a partir dos 6 meses. Demolhe sempre as lentilhas por pelo menos 4 horas em água e algumas gotas de limão.

Como oferecer as lentilhas

BLW:

No início prefira oferecer as lentilhas amassadas com um garfo. Depois sirva as lentilhas amassadas numa colher. As colheres da NumNum são ideais para esta fase. Alternativamente, pode amassar as lentilhas e misturar ao arroz e fazer bolinhos de arroz.

A partir dos 8/9 meses já pode começar a oferecer lentilhas em hambúrgueres, bolinhas ou croquetes. Também pode fazer bolonhesa de lentilhas vermelhas e misturar com massa e servir ao bebé.

A partir dos 12 meses já pode oferecer lentilhas normalmente como faz para toda a família

Introdução convencional: 

Introduza as lentilhas em sopas ou papas. Pode também fazer puré de lentilhas e servir numa colher para o bebé alimentar-se. Vá evoluindo a textura das papas e deixando, por exemplo, alguns grãos de lentilha por triturar.

Pode encontrar receitas com lentilhas aqui.

Fontes:

USDA – Food Data Central

Finimundy, Dillon, Henriques, Ely. A Review on General Nutritional Compounds and Pharmacological Properties of the Lentinula edodes Mushroom. Food and Nutrition Sciences, 2014, 5, 1095-1105.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: