A lula pode ser introduzida na alimentação do bebé a partir dos 6 meses, mas é um alergénico comum e representa risco de engasgo, por isso continue a ler para saber como oferecer.
A lula é fonte de excelente de proteína, ácidos gordos ômega 3, selênio e, como toda a proteína animal, ferro. Além disso, e um dos grandes benefícios da lula, face a outros peixes e frutos do mar, é que tem níveis baixos de mercúrio. Também tem níveis baixos de sódio, quando comparado com outros peixes e frutos do mar e por isso é uma opção interessante para bebés.
Curiosidade: A FDA (Food and Drug Administration) considera a lula uma das “melhores escolhas” para frutos do mar.
A partir de que idade pode oferecer lula ao bebé?
A lula pode ser oferecida a partir dos 6 meses. Certifique-se sempre que o seu bebé tem os sinais de prontidão antes de iniciar a introdução da alimentação complementar.
Pode causar alergia?
Sim. A lula, como todos os frutos do mar, é um alergénico comum.
Como com todos os alergénicos, deve começar por introduzir uma quantidade muito pequena e verificar se há reação alérgica nas horas seguintes. Se não houver, voltar a oferecer e ir aumentando a quantidade gradualmente.
Se o bebé tiver histórico de alergia alimentar, se houver histórico na família não introduza lulas (nem nenhum alergénico) sem consultar o médico que acompanha o bebé. Se o seu bebé tem alergia a frutos do mar é importante saber.
De acordo com a FARE, peixes e mariscos não estão intimamente relacionados. Ser alérgico a um nem sempre significa que se deve evitar ambos, embora seja necessário cuidado para evitar o contato cruzado entre peixe e marisco. Mas confirme sempre com o médico alergologista que acompanha o bebé para garantir que as restrições alimentares apropriadas sejam implementadas.
Representa risco de engasgo?
Sim, representa risco elevado de engasgo. A carne da lula é dura e quando cozinhada fica com textura borrachuda. Veja como oferecer lula em seguida.
Como oferecer lula ao bebé?
Baby-led weaning (BLW)
6 a 8 meses:
A melhor formar de oferecer lula é cozinhar a lula e depois picar bem com um garfo e faca ou triturar. Pode fazer a lula grelhada, cozida ou estufada como faz para o resto da família. Só não utilize sal. Depois misture a outro alimento como um puré ou cereal triturado para o bebé conseguir comer com as mãos.
Também pode usar papas assim para o bebé treinar o uso da colher. As pré-colheres da NumNum são a melhor opção nesta fase.

Outra forma de introduzir o bebé à lula em BLW, é cortar um pedaço grande e fino de lula grelhada ou cozida e dar ao bebé. Desta forma, o mais provável é que o bebé não consiga comer nada da lula, mas vai explorar e trabalhar também a mandíbula.
+9 meses ou após adquirir a pinça fina:
Pode oferecer da maneira referida anterior e/ou cortar a lula em rodelas finas e depois em pedaços pequenos para o bebé agarrar com a ponta das dedos.
Introdução convencional
6 a 8 meses:
Triture a lula juntamente com outros alimentos ou faça uma sopa com lulas. Uma ideia é fazer uma sopa do mar com lulas.
Pode também fazer lulas estufadas e triturar com arroz, cevada ou mesmo batata.
+9 meses ou após adquirir a pinça fina:
Quando adquirir a pinça fina, pode oferecer começar a picar a lula com um garfo e faca e misturar a um puré, em vez de triturar tudo.
Depois dos 12 meses
Continue a oferecer a lula em pedaços até o bebé estar mais próximo dos 18-24 meses, altura em que o bebé já tem os caninos e os primeiros molares.
Fontes:
ASAE – Contaminação do peixe com mercúrio
FDA – Mercury level in commerical fish and shellfish
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.