fbpx

Maçã

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

A maçã crua representa risco elevado de engasgo. Lembrem-se que para ser seguro para o bebé temos de conseguir esmagar entre a ponta dos dedos e não é possível fazer isso com a maçã crua. Por isso não há razão (nem vale a pena) oferecê-la crua nos primeiros meses. Nem ralada nem cortada em mil bocados.

A maçã (com casca) é uma excelente fonte de fibras e ótima para prevenir e tratar a obstipação dos bebés. Explicamos com servir a maçã no final do artigo. A maçã também é fonte de vitamina C, vitamina K e potássio. Além disso tem vitamina A, B1, B2, B6, E, manganês e cobre em menores quantidades.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão e apenas cozida

Pode causar alergia: Não, mas a maçã têm proteínas semelhantes aos alérgenos encontrados no pólen da bétula (uma árvore) e pessoas com síndrome da alergia oral podem reagir.

Representa risco de engasgo: Sim, maçã crua representa risco elevado de engasgo.

Observações: Quando possível, opte por maçãs biológicas.

Como oferecer a maçã

BLW:

A maçã não pode ser oferecida crua a bebés e continua a representar risco de asfixia até aos 24 meses (alguns bebés conseguem começar a comer maçã crua antes, mas em fatias).

A melhor forma de oferecer maçã é: retirar a casca e os caroços, cortar em quatro ou dois e cozer com um pouco de água ou no vapor. Coza apenas o suficiente para ficar mole. Se se desfizer, o bebé não vai conseguir agarrar.

Outra opção é fazer puré de maçã. Ensino a receita básica neste artigo, mas pode fazer com ou sem casca, apenas a maçã ou a maçã e especiarias (canela, cardamomo, gengibre, noz moscada, cravinho). O puré de maçã também fica delicioso com manteiga de amendoim ou manteiga de amêndoas, e é uma ótima forma de introduzir os frutos secos na alimentação do bebé.

A partir dos 12 meses continue a oferecer a maçã cozida ou assada: uma ótima forma de treinar o uso da colher. Pode também cortar fatias finas como papel para e barrar com manteiga de amendoim ou para o bebé molhar no iogurte.

Panquecas e muffins são opções excelentes também. Não devem ser as primeiras coisas a ser oferecidas (porque é preferível começar com o alimento em si – a maçã cozida), mas podem ser oferecidas a partir dos 7/8 meses. Há uma receita fantástica de panquecas de maçã sem ovo no blog.

Introdução convencional: 

A introdução é feita da mesma forma que em BLW. Tente sempre que seja o bebé a alimentar-se sozinho. Ponha um pouco de puré de maçã puro ou misturado com um pouco de manteiga de amendoim.

Pode também misturar puré de maçã ou cozer maçã juntamente com as papas de cereais, como esta papa de millet e maçã.

Pode encontrar receitas com maçã aqui.

Fontes:

USDA – Food Data Central

American Academy of Allergy, Asthma and Immunology – Oral Allergy Syndrome or Pollen Fruit Syndrome

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: