fbpx

Manga

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

Super nutritiva, a manga é riquíssima em vitamina C (sistema imunitário forte, ajuda o corpo a absorver ferro e promove crescimento dos ossos), cobre, folato, vitaminas A (olhos saudáveis), B6 E, B5, K. Tem também niacina, potássio, riboflavina, manganês, tiamina, magnésio, além de fósforo, ácido pantotênico, cálcio, selênio e ferro.

Apesar de ter imensos nutrientes, a manga também é rica em açúcares naturais, por isso deve ser oferecida em moderação juntamente com uma alimentação balanceada e variada!

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses

Pode causar alergia: Não é comum. No entanto, em teoria qualquer alimento pode causa alergia.

Representa risco de engasgo: Sim, todos os alimentos escorregadios têm risco elevado.

Observações: Evite manga com fios porque pode deixar o bebé muito aflito

Como oferecer a manga

BLW:

Comece por oferecer o caroço de uma manga grande (deixe um pouco de manga no caroço), segure e deixe o bebé chuchar o caroço ou deixe o bebé agarrar o caroço caso consiga. Depois pode passar para fatias compridas e largas (da largura de 2 dedos); pode deixar a casca num dos lados para não escorregar. Outra opção é corta um pedaço da manga e fazer cortes na diagonal.

A partir do momento que o bebé começar a fazer o movimento de pinça (normalmente a partir dos 9 meses), pode cortar em pedaços e oferecer para o bebé agarrar com a ponta dos dedos ou espetar um pedaço com um garfo apropriado e dar ao bebé para ele praticar o uso dos talheres.

Introdução convencional: 

Esmagar ou triturar a manga, servir com uma colher e dar a colher ao bebé. Ou servir numa papa misturada com outras frutas, com uma papa de cereais ou iogurte.

A manga combina muito bem com cereais de sabor neutro como millet ou aveia. Temos esta receita de papa de millet e manga que parece quase um mousse de manga. Deliciosa. Manga combina muito bem com mirtilos também!

Pode encontrar receitas com manga aqui.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: