fbpx

Massa

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

A massa é um alimento que está presente na despensa de qualquer pessoa. Prática, versátil, rápida de preparar a massa é um substituto ao arroz muito usado.

A massa original é feita com farinha de trigo, um alergénico comum e os três tipos mais comuns são: massa de trigo branco, massa integral e massa tricolor. Mas atualmente existe já uma variedade grande de alternativas às massa de farinha de trigo: massas de leguminosas (lentilhas, grão, feijão), massas de espelta, trigo sarraceno, massas sem glúten de arroz ou milho.

Em termos nutricionais, há massas mais nutritivas que outras, como é o caso das massas de leguminosas. Mas a massa é uma fonte de hidratos de carbono, hidratos de carbono esses que são energia que o bebé tanto precisa para crescer.

A massa é um ótimo alimento para incluir numa alimentação variada. Certifique-se que a alimentação do bebé é variada e que inclui todos os outros grupos alimentares no prato.

Curiosidade: De acordo com a Organização Internacional de Massas, são mais de 600 formatos diferentes de massas produzidas em todo o mundo.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses

Pode causar alergia: Sim. As massas (com a exceção das massas sem glúten) contém trigo, que é um dos alergénicos comuns. Algumas massas contém ovo, também um alergénico comum. A massa pode ser uma forma de introduzir o trigo na alimentação do bebé. Mas se o bebé ainda não tiver sido exposto ao ovo ou tiver sido exposto apenas poucas vezes, certifique-se que a massa que escolhe não tem ovo. Caso contrário, se houver reação alérgica, não irá saber qual dos alimentos causou essa reação. As boas notícias: estudos mostram que uma grande parte das crianças ultrapassam a alergia ao trigo.

Representa risco de engasgo: Não é comum. No entanto a massa, especialmente se não tiver nenhum tipo de molho, causa muito gag porque costuma colar no céu da boca. Certifique-se sempre que a massa está bem cozida.

Como oferecer a massa

BLW:

Numa fase inicial, escolha tipos de massa que sejam fáceis do bebé agarrar com a mão e levar à boca. Alguns exemplos:

  • Fusilloni ou fusilli (espirais)
  • Penne
  • Rigatoni ou tortiglioni
  • Cavatappi (ondas
  • Noodles largos e cortados (exemplo, tiras de lasanha da largura de dois dedos)

Certifique-se sempre que a massa está bem cozida e ofereça ao bebé com um pouco de azeite ou molho. A bolonhesa é uma ótima forma de oferecer carne desde os 6 meses (desde que a carne esteja bem picada não haja pedaços grandes; pode triturar o molho se quiser).

A partir do momento que o bebé começar a fazer o movimento de pinça, entre os 9-12 meses, pode começar a cortar a massa em 2 ou 3 pedaços para o bebé agarrar com a ponta dos dedos ou pode continuar a oferecer a massa inteira como oferecia antes, caso o bebé não consiga agarrar bem os pedaços. Pode também começar a oferecer esparguete.

Introdução convencional: 

Pode experimentar cozer bem a massa e depois amassá-la com um garfo e servir com molho à bolonhesa ou bolonhesa de lentilhas triturada. Pode também fazer sopas com como canja e usar massas pequenas.

A partir dos 9-12 meses já deve estar a oferecer massa como oferece para o resto da família, com a exceção do esparguete que deve ser cortado em pedaços menores para o bebé.

Ideias de molhos para a massa

Pode encontrar receitas com massa aqui.

Fontes:

Silva, Ana Teresa, et al. Hipersensibilidade ao trigo: formas de apresentação e proteínas alergénicas. Revista Portuguesa de Alergologia. 2005

Corinne A. Keet, Elizabeth C. Matsui, Gitika Dhillon, Patrick Lenehan, Melissa Paterakis, Robert A. Wood, The natural history of wheat allergy, Annals of Allergy, Asthma & Immunology, Volume 102, Issue 5, 2009, Pages 410-415, ISSN 1081-1206, https://doi.org/10.1016/S1081-1206(10)60513-3.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: