Neste artigo falamos sobre a introdução do bulgur na alimentação do bebé. Para saber com que idade pode oferecer bulgur na introdução alimentar, como oferecer em BLW e se há risco de alergia, continue a ler.
Uma fruta fantástica para ajudar bebés e crianças a manterem-se hidratados durante os dias quentes de verão, a melancia é ainda fonte de vitamina C, vitamina A e carotenóides, incluindo beta-caroteno e licopeno. Além disso, contém citrulina, um aminoácido importante.
Dica: Quando escolher a melancia, escolha uma que tenha uma boa marca de campo (aquela mancha amarela que aparece na melancia) e que seja pesada.
Se vai começar ou começou recentemente a introdução alimentar do seu bebé e sente-se perdida ou precisa de inspiração, veja o nosso curso de introdução alimentar. 100% on-line, 100% prático! Receitas, vídeos de cortes de alimentos, ideias de refeições e muito muito conteúdo de vídeo para ajudá-la neste momento que tem tanto de importante como de desafiante! Saiba mais aqui.
A partir de que idade pode oferecer melancia ao bebé?
A partir dos seis meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão.
Pode causar alergia?
A melancia não é um alergénico comum. No entanto, pessoas com Síndrome de Alergia Oral (OAS, sigla em inglês), podem reagir à melancia.
Como em teoria qualquer alimento pode causa alergia, comece com uma quantidade pequena de melancia e evolua gradualmente.
Representa risco de engasgo?
Representa risco baixo. Antes de oferecer, certifique-se sempre que está macia e não tem caroços.
Como com todas as frutas com muita água, a melancia pode causar uma boa quantidade de gags no bebé (ânsia de vômito). Lembre-se de que o reflexo de gag está muito à frente no bebé exatamente para protege-lo de engasgar. Por isso não se assuste se o seu bebé tossir ou tiver ânsia de vómito enquanto come melancia.
Como oferecer melancia ao bebé?
Baby-led weaning (BLW)
Os cortes mencionados neste artigo são sugestões. Cada bebé desenvolve ao seu tempo e é muito importante observar o seu bebé e ajustar o corte de acordo com o desenvolvimento do seu bebé.
6 aos 9+ meses:
A melhor forma de oferecer melancia no início é retirar o caroço e a casca e corta-la em fatias em forma de rectângulos da largura de dois dedos de um adulto. As fatias também devem ser bem finas nesta fase.
Lembre-se que o pedaço tem de ser largo o suficiente para o bebé conseguir agarrar. Se a fatia estiver demasiado fina e o bebé não conseguir agarrar sem partir, corte um pouco mais grossa. As fatias em forma de triângulo também são uma opção, mas podem ser mais desafiantes para o bebé nesta fase inicial.


Quando o bebé começar a fazer a pinça fina (normalmente entre os 9 e 12 meses), pode começar a oferecer. a melancia em pedaços pequenos para o bebé agarrar com a ponta dos dedos.
9 aos 12+ meses:
Quando o bebé começar a fazer a pinça fina, pode começar a oferecer a melancia em pedaços pequenos, para ele agarrar com a ponta dos dedos. Os pedaços devem continuar a ser finos e a melancia deve estar madura.
Também pode continuar a oferecer a melancia em tiras finas ou triângulos.
Introdução convencional
A melancia é muito líquida e dificilmente conseguirá fazer uma papa só de melancia para o bebé. Sumos também não são aconselhados antes dos 12-24 meses.
Se não se sentir confortável em oferecer tiras finas de melancia (como explicamos em cima), experimente fazer gelados com a melancia. É só triturar a melancia, coar e colocar nas formas de gelado.
Quando o bebé começar a fazer a pinça fina, por volta dos 9 meses, pode começar a oferecer a melancia em pedaços pequenos. Certifique-se que está sempre madura e macia!
A partir dos 12 meses pode continuar a oferecer em pedaços ou começar a oferecer as fatias em forma de triângulo com casca. A idade vai depender sempre do bebé, uma vez que cada bebé desenvolve-se ao seu tempo.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.