fbpx

Melão cantaloupe

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

O melão cantaloupe ou também conhecido por “meloa” é um fruto típico dos nossos verões. É semelhante a um melão tradicional mas com formato mais arredondado e um tamanho menor. Possui uma casca verde-escuro, podendo apresentar uma espécie de rendilhamento ou estrias. O seu interior tem, geralmente, uma cor alaranjada, mas que pode variar ligeiramente.

É uma fruta com baixo valor energético (por 100g de alimento edível, ou seja, sem a casca fornece apenas 23kcal). Para além disso, apresenta quantidades significativas de caroteno, vitamina C e fósforo. O melão cantaloupe é um fruto extremamente fresco e ótimo nos dias de verão. O seu elevado teor em água facilita a hidratação e é refrescante.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão

Pode causar alergia: Sim, é possível. Não está entre os alergénicos comuns, mas os frutos pertencentes às Cucurbitaceae – como o melão e melancia – são dos frutos mais frequentemente associados à alergia alimentar. No entanto, sublinha-se que, em teoria, é possível desenvolver alergia a qualquer fruto.

Representa risco de engasgo: O melão cantaloupe pode ser um fruto escorregadio – uma característica que aumenta o risco de engasgo – e apresentar alguns fios na polpa pelo que poderá representar algum risco de engasgo. Não obstante, este risco pode ser minimizado: certifique-se que o melão é dado maduro, sem fios e sem sementes. Retire também a característica escorregadia do melão, como explicamos em baixo, para reduzir o risco. Nunca ofereça o melão em bolas porque representa risco elevado de engasgo.

Veja mais sobre os cortes e texturas dos alimentos neste artigo.

Como oferecer o melão cantaloupe

BLW:

Oferecer uma fatia fina de melão com a casca em meia-lua é uma hipótese para contornar o toque escorregadio e ao mesmo tempo facilita a pega pelo bebé. Pode ainda oferecer um retângulo finos. Para incentivar a alimentação própria, entregue um pedaço no ar para o bebê pegar.também pode experimentar panar em farinha de aveia ou linhaça se optar por remover a casca.

Se o bebé tiver dentes a sair ou em dias quentes, pode triturar o melão em sumo e congelar em formas de gelado. A meloa, melancia ou qualquer tipo de melão fazem gelados deliciosos e muito refrescantes. Os gelados naturais são bons não só para hidratar bebés e crianças em dias de verão como são ótimos para aliviar o desconforto das gengivas.

Quando o bebé fizer a pinça fina, pode começar a dar o melão em pedaços menores para incentivar o bebé a agarrar os pedaços com a ponta dos dedos.

Para bebés mais velhos e crianças (mais próximo dos 2 anos), pode oferecer o melão cantaloupe em sumos e smothies naturais. Fica delicioso apenas com água ou em combinação com outras frutas e frutos secos. Uma hipótese válida para adoçar os iogurtes naturalmente é fazer um puré de fruta e misturar com o iogurte.

Introdução convencional: 

O melão pode ser introduzido nas papas e purés de fruta do bebé. Pode usar uma varinha mágica para triturar e, opcionalmente, adicionar leite. Lembre-se que a meloa é um fruto com, naturalmente, bastante água pelo que poderá ficar mais aquoso.  Pode por isso combina-lo com frutas mais espessas como a banana ou juntar frutos secos (como castanha de caju) ao triturar para uma papa mais consistente.

Síndrome da Alergia Oral

Um estudo de 2003 sugere que a maioria das pessoas que relatam sintomas alérgicos com melão provavelmente também tem síndrome de alergia oral. Os sintomas da SAO são semelhantes aos de uma alergia alimentar, mas geralmente são leves e confinados a uma área ao redor da boca. Os sintomas incluem:

  • Formigueiro ou comichão na boca ou garganta
  • Inchaço da garganta, lábios, boca ou língua
  • Comichão nas orelhas

Os sintomas tendem a desaparecer rapidamente assim que o alimento é engolido ou retirado da boca. Consumir algo neutro, como um pedaço de pão ou um copo d’água, pode ajudar a acelerar esse processo.

Escrito por:
Raquel Gomes, estudante de nutrição na Universidade do Porto e autora da página de Instagram Sem Papas e Bolos. Divide o tempo livre entre redação de artigos, criação de posts informativos e formações na área da nutrição. Adora ciência e comunicá-la é uma das suas paixões.

Fontes:

Figueredo E, Cuesta-Herranz J, De-Miguel J, Lázaro M, Sastre J, Quirce S, Lluch-Bernal M, De las Heras M. Clinical characteristics of melon (Cucumis melo) allergy. Ann Allergy Asthma Immunol. 2003 Sep;91(3):303-8. doi: 10.1016/s1081-1206(10)63534-x. PMID: 14533664.

Oral Allergy Syndrome

USDA – Food Data Central

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: