Neste artigo falamos sobre a introdução do milho na alimentação do bebé. Para saber com que idade pode oferecer milho na introdução alimentar, como oferecer em BLW e se há risco de alergia, continue a ler.
O milho é considerado um vegetal e um cereal. O milho doce, que encontramos à venda em forma de maçaroca, enlatado ou congelado, faz parte do grupo dos hortícolas, enquanto o milho seco (pipocas ou farinha), é classificado como um cereal integral.
O milho é rico em várias vitaminas e minerais que são essenciais para apoiar o crescimento e desenvolvimento do bebé: vitaminas do complexo B, como vitamina B3, B5, B6 e B9 (folato), potássio, fósforo, magnésio e, até ferro e zinco.
É também uma fonte fantástica de fibras, tão importantes para a saúde intestinal e para prevenir a obstipação. O milho também contém uma boa quantidade de proteína, sendo que o cereal seco contém quantidades maiores (9,3 gramas vs 2,8 gramas por 100 gramas).
Se vai começar ou começou recentemente a introdução alimentar do seu bebé e sente-se perdida ou precisa de inspiração, veja o nosso curso de introdução alimentar. 100% on-line, 100% prático! Receitas, vídeos de cortes de alimentos, ideias de refeições e muito muito conteúdo de vídeo para ajudá-la neste momento que tem tanto de importante como de desafiante! Saiba mais aqui.
A partir de que idade pode oferecer milho ao bebé?
O milho pode ser oferecida a partir dos 6 meses. Mas o grão de milho, mesmo que cozido, representa risco elevado de engasgamento, por isso contine a ler para saber como oferecer em segurança.
Certifique também que o seu bebé tem os sinais de prontidão antes de iniciar a introdução da alimentação complementar.
O milho pode causar alergia?
Não. No entanto, em teoria, qualquer alimento pode causar alergia, por isso quando introduzir qualquer novo alimento, comece oferecendo uma pequena quantidade de milho nas primeiras vezes. Se não houver reação adversa, aumente gradualmente a quantidade nas refeições futuras.
Representa risco de engasgamento?
Não. Mas em teoria qualquer alimento pode causar alergia por isso quando introduzir o milho, comece por oferecer oferecendo uma pequena quantidade nas primeiras vezes. Se não houver reação adversa, aumente gradualmente a quantidade nas refeições futuras.
Representa risco de engasgamento?
Sim, até aos 12 meses, os grãos de milho inteiros representam risco de engasgamento, mesmo se cozidos. Por isso, é necessário mudar o formato.
Como oferecer milho ao bebé?
Baby-led weaning (BLW)
Os cortes mencionados neste artigo são sugestões.
6 aos 9+ meses:
A melhor forma de oferecer milho a bebés até aos 12 meses é em forma de maçaroca. Razões para oferecer maçaroca a bebés desde os 6 meses:
Coza a maçaroca (mesmo as que são compradas a vácuo), cortar em 2 ou 3. Depois com uma faca na vertical fazer corte no meio de cada linha de grãos de milho (a ideia é o milho ficar cortado ao meio sem sair da maçaroca para quando o bebé comer não sair inteiro (o milho inteiro representa risco de asfixia).
Observações: Usar milho fresco (maçaroca) ou congelado. Se comprar maçaroca cozida verifique se não tem açúcar ou aditivos. Se for usar milho em lata verifique que não tem aditivos e a lata não tem BPA.
Comece com pedaços menores de maçaroca e vá aumentando de tamanho. No início corte em 3, ou 4 (dependendo do tamanho da maçaroca) e vá aumentando gradualmente o comprimento do corte.
Alternativamente pode fazer polenta e servir com uma colher. Fica deliciosa com carne estufada e desfiada e molho de tomate.
A partir dos 12 meses já pode começar a oferecer os grãos de milho soltos (congelados ou em lata) e cozidos.
Introdução convencional:
Faça papa de milho. Coza a maçaroca ou o milho congelado até o milho estar bem cozido. Se usar a maçaroca: disponha a maçaroca na vertical e vá retirando o milho com a faca paralela e ao longo da maçaroca. Depois triture o milho com um pouco de leite materno, fórmula, água ou caldo de carne e depois coe a papa para não ficar com as cascas do milho. Pode fazer a papa com caldo de carne e carne que fica deliciosa.
Alternativamente pode fazer polenta e oferecer com acompanhamento ou triturar com carne a algum vegetal.
Fontes:
INSA – Composição dos alimentos
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.
Trackbacks/Pingbacks