fbpx

Milho

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

O milho (ou milho doce), que é vendido como maçaroca ou congelado, é rico em várias vitaminas e minerais que são essenciais para apoiar o crescimento do bebé: vitaminas do complexo B, ferro, potássio e zinco. O milho também é rico em fibras, tão importantes para a saúde intestinal e para prevenir a obstipação. O milho também contém fitoquímicos que promovem uma visão saudável e antioxidantes para fortalecer o sistema imunitário do bebé.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses

Pode causar alergia: Não. Mas em teoria qualquer alimento pode causar alergia por isso quando introduzir qualquer novo alimento, comece oferecendo uma pequena quantidade de milho nas primeiras vezes. Se não houver reação adversa, aumente gradualmente a quantidade nas refeições futuras.

Representa risco de engasgo: Sim, até aos 12 meses, os grãos de milho representam risco de engasgo em bebés. 

Observações: Usar milho fresco (maçaroca) ou congelado. Se comprar maçaroca cozida verifique se não tem açúcar ou aditivos. Se for usar milho em lata verifique que não tem aditivos e a lata não tem BPA.

Como oferecer o milho

BLW:

A melhor forma de oferecer milho a bebés até aos 12 meses é com a maçaroca. Coza a maçaroca, cortar em 2 ou 3. Depois com uma faca na vertical fazer corte no meio de cada linha de grãos de milho (a ideia é o milho ficar cortado ao meio sem sair da maçaroca para quando o bebé comer não sair inteiro (o milho inteiro representa risco de asfixia).

Comece com pedaços menores de maçaroca e vá aumentando de tamanho. No início corte em 3, ou 4 (dependendo do tamanho da maçaroca) e vá aumentando gradualmente o comprimento do corte.

Alternativamente pode fazer polenta e servir com uma colher. Fica deliciosa com carne estufada e desfiada e molho de tomate.

A partir dos 12 meses já pode começar a oferecer os grãos de milho soltos (congelados ou em lata) e cozidos.

Introdução convencional: 

Faça papa de milho. Coza a maçaroca ou o milho congelado até o milho estar bem cozido. Se usar a maçaroca: disponha a maçaroca na vertical e vá retirando o milho com a faca paralela e ao longo da maçaroca. Depois triture o milho com um pouco de leite materno, fórmula, água ou caldo de carne e depois coe a papa para não ficar com as cascas do milho. Pode fazer a papa com caldo de carne e carne que fica deliciosa.

Alternativamente pode fazer polenta e oferecer com acompanhamento ou triturar com carne a algum vegetal.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: