fbpx

Mirtilos

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

Considerado um super alimento, os mirtilos são cheios de antioxidantes e fitoflavinóides – uma das frutas e vegetais com maior quantidade de antioxidantes -, que lhes dão a cor roxa e protegem as nossa células contra danos de radicais livres e apoiam na redução de danos ao DNA. Os mirtilos também são ricos em vitamina K, vitamina C (absorção de ferro de origem vegetal; fortalecer os sistema imunitário), manganês e fibras.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses

Pode causar alergia: Não. Mas pessoas com alergia ou intolerância a salicilatos podem ter reação com mirtilos. Por isso, das primeiras vezes que oferecer, ofereça em quantidades pequenas e observe se há reação.

Representa risco de engasgo: Sim, devido ao formato redondo. Os mirtilos inteiros representam risco de engasgo até aos 4 ou 5 anos.

Observações: Os mirtilos têm muitas fibras e se comidos em grande quantidade podem dar cocós explosivos!

Como oferecer os mirtilos

BLW:

Até aos 9 meses (ou até o bebé conseguir fazer o movimento de pinça), espalme os mirtilos com a ponta dos dedos e ofereça. Prefira mirtilos maiores. Na nossa conta de Instagram, nos destaques em “Cortes BLW”, mostramos um vídeo de como fazer. Alternativamente, pode esmagar os mirtilos e oferecer misturados à papas, triturar juntamente com a papa ou oferecer numa colher.

Quando o bebé começar a fazer o movimento de pinça (a partir dos 9 meses normalmente), pode continuar a oferecer o mirtilo esmagado, em papas ou cortado em 4 (ou mais dependendo do tamanho). Lembrando que mirtilos inteiros representam risco elevado de engasgo até aos 4/5 anos.

Pode ainda, logo a partir dos 6 meses, oferecer em panquecas ou muffins, uma vez que eles explodem com o calor e perdem o formato que os torna perigosos.

Introdução convencional: 

Triturar os mirtilos com as papas ou com outras frutas. Não é preciso coar a papa por causa da casca, só precisa triturar bem.

Mirtilos combinam muito bem com papas de aveia e dão-lhe uma cor fantástica. Coza a aveia em água (pode ver quantidades aqui) e depois Triture apenas com mirtilos ou mirtilos e banana.

Mas os mirtilos não causam alergia?

Alergia a mirtilos não é comum. No entanto, pessoas alérgicas a salicilatos precisam ter cuidado a ingerir alimentos ricos nessas componentes. Há alguns alimentos que são ricos em salicilatos como é o caso dos mirtilos (cada 100 g de mirtilos contém 27,6 mg). Pessoas alérgicas a salicilatos reagem a aspirina por exemplo. Se é o seu caso ou de alguém na família, fale com o pediatra antes de introduzir mirtilos

Pode encontrar receitas com mirtilos aqui.

Fontes:

Eleese Cunningham. Are there foods that should be avoided if a patient is sensitive to salicylates? J Am Diet Assoc. 2010 Jun;110(6):976.

Hanns-Wolf Baenkler. Salicylate Intolerance. Dtsch Arztebl Int. 2008 Feb; 105(8): 137–142.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: