fbpx

Morango

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

O morango é uma excelente fonte de vitamina C (importante para fortalecer o sistema imunitário e ajudar na absorção do ferro) e manganês. Tem também concentrações elevadas de antioxidantes, especialmente os polifenóis. Além disso também tem folato (vitamina B9) e potássio.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão

Pode causar alergia: Não é comum. No entanto, o morango é uma das frutas que liberta histamina então se o bebé teve alguma reação alérgica, eczema ou asma, não ofereça morango sem falar com o pediatra.

Representa risco de engasgo: Sim o morango pelo seu formato e firmeza representa risco de engasgo.

Observações: Quando possível, opte por morangos biológicos.

Veja mais sobre os cortes e texturas dos alimentos neste artigo.

Como oferecer o morango

BLW:

Morangos pelo seu seu formato e firmeza (se não estiverem muito maduros) representa risco de engasgo. A forma mais segura de oferecer morangos em baby-led weaning é dar o morango inteiro e maduro se ele for grande o suficiente ou em fatias finas como uma folha de papel. Os morangos variam muito em tamanho por isso é importante não escolher um morango que o bebé consiga pôr inteiro na boca.

Outra opção é esmagar o morango com um garfo, misturar a uma papa de cereais ou ao iogurte e dar a papa ao bebé. Pode oferecer num prato com uma colher para o bebé explorar com as mãos, ou pode por a papa na colher e dar a colher ao bebé para ele alimentar-se. Pode ainda fazer “doce” de morango e chia sem açúcar e misturar às papas. Fica delicioso e ainda tem chia que tem imensos nutrientes e fibras.

A partir dos 9 meses, ou quando bebé começar a fazer a pinça fina, pode cortar o morango em 4 ou mais pedaços pequenos para o bebé agarrar com a ponta dos dedos. Pode continuar a oferecer o morango esmagado nas papas.

A partir dos 12 meses é hora de praticar o uso de garfo. Continue a cortar o morango em pedaços pequenos, espete o garfo em pedaço e ofereça o garfo ao bebé. Garfos como os da Doddl ou Grabease são os mais apropriados para esta fase.

Introdução convencional: 

Introduza o morango nas papas. Pode juntar às papas de cereais ou iogurte natural sem açúcar. Pode ainda misturar com outra fruta. A partir do momento que o bebé começar a fazer pinça fina, experimente picar o morango ou cortar em pedaços pequeninos e misturar à papa, em vez de triturar.

Pode fazer ainda a nossa receita de doce de morango e chia (sem açúcar) e misturar às papas. A chia dá consistência às papas.

Pode encontrar receitas com morangos aqui.

Fontes:

1Forastiere F, Pistelli R, Sestini P, et alConsumption of fresh fruit rich in vitamin C and wheezing symptoms in childrenThorax 2000;55:283-288.

USDA – Food Data Central

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: