fbpx

Neste artigo falamos sobre a introdução do ovo na alimentação do bebé. Para saber com que idade pode oferecer ovo na introdução alimentar, como oferecer em BLW e se há risco de alergia, continue a ler.

O ovo é um alimento fantástico para incluir na alimentação do bebé e pode ser introduzido a partir dos 6 meses.

Os ovos são uma excelente fonte de proteína, sendo que mais de metade da proteína do ovo é encontrada na clara. Além disso, são fonte gorduras essenciais, ferro e zinco – nutrientes essenciais para o bebé crescer e desenvolver-se de forma saudável.

As gemas contêm quase todas as vitaminas (exceto a vitamina C), e são uma das melhores fontes de colina existente, um nutriente importante para o desenvolvimento do cérebro do bebé.

Os ovos são um alergénico alimentar comum, portanto comece com pequenas quantidades de ovo (sempre bem cozido) e aumente a quantidade oferecida gradualmente. A clara é mais alergénica do que a gema e por isso alguns profissionais de saúde recomendam começar só com a gema. No entanto, não há evidência científica que suporte a introdução apenas da gema. Por isso a decisão é sua, mas pode introduzir a clara e a gema ao mesmo tempo.

Curiosidade: Os ovos são uma das poucas fontes alimentares de vitamina D. De acordo com um estudo, os ovos de galinhas criadas soltas e os ovos biológicos são mais ricos em vitamina D do que ovos de aviário, por isso sempre que possível, opte por ovos que não os de aviário. Atualmente existem muitas opções acessíveis no mercado, incluindo ovos biológicos de marca branca dos grandes supermercados.

A partir de que idade pode oferecer ovo ao bebé?

A partir dos seis meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão.

O ovo pode causar alergia?

Sim. O ovo é um dos alergénicos alimentares comuns. A clara é mais alergénica que a gema e por isso alguns profissionais de saúde recomendam introduzir primeiro a gema. A decisão é sua. Importante é que comece por oferecer uma quantidade pequena da primeira vez e verifique se ha reação. Se não houver, faça a introdução durante três dias consecutivos, evoluindo gradualmente a quantidade oferecida.

Representa risco de engasgamento?

Pode representar; depende da forma como é preparado. Continue a ler para ver como oferecer o ovo de forma segura.

Como oferecer ovo ao bebé?

Baby-led weaning (BLW)

6 aos 9 meses:

Primeiro é importante que o ovo seja oferecido sempre bem cozido, uma vez que os bebés estão mais susceptíveis a intoxicações alimentares. Nos primeiros meses, as melhores formas de oferecer o ovo são:

  • Ovo cozido esmagado e misturado a um puré ou a abacate amassado (a minha forma favorita).
  • Omelete em tiras

9+ -12 meses:

A partir do momento que o bebé começar a fazer o movimento de pinça fina, pode começar a oferecer o ovo mexido em pedaços ou o ovo cozido cortado em 4 ou mais fatias. Pode continuar a oferecer omelete, mas nesta fase pode reduzir o tamanho e oferecer em pedaços para o bebé agarrar com a ponta dos dedos.

Dica: A omelete é uma ótima forma de oferecer folhas verdes ao bebé (que são mais difíceis de oferecer em BLW antes dos 12 meses). Pique bem os espinafres cozidos, couve kale, couve, acelga, refogue ligeiramente numa frigideira e adicione o ovo batido.

Introdução convencional

Coza o ovo, esmague bem com um garfo e misture à sopa do bebé, a um puré ou a abacate esmagado. Também pode fazer uma açorda para o bebé, servida com o ovo cozido e esmagado.

Incentive o seu bebé a alimentar-se sozinho. Sirva a papa com a colher do bebé e ofereça a colher ao bebé na vertical ao nível da cara do bebé. As pré-colheres de NumNum são ótimas nesta fase.

+9 meses ou após adquirir a pinça fina: 

A partir do momento que o bebé começar a fazer pinça fina, experimente cortar o ovo cozido em pedaços pequeninos e misturar à comida. Pode também oferecer ovo mexido ou omelete em pedaços.

Depois dos 12 meses

A partir dos 12 meses, pode oferecer o ovo de todas as maneiras (cozido, escalfado, mexido, omelete ou até estrelado). Importante é que o ovo esteja sempre bem cozido. Também pode oferecer ovos em preparos como panquecas, bolos, muffins.

Quantos ovos por dia?

Não existe um limite definido de ovos por dia para bebés e crianças. O que quer dizer que a recomendação de limitar a oferta a 3 ovos por semana é mais baseada em senso comum do que em evidência científica.

Isto não quer dizer que se possam oferecer 3 ovos por dia todos os dias. Mas pode oferecer um ovo por dia caso queira, embora o ideal é sempre variar ao máximo a alimentação do bebé.

Lembre-se que não precisa limitar a oferta de ovo às refeições principais e pode incluir o ovo no pequeno-almoço ou lanche dos bebés e crianças.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: