fbpx

Pimento

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

O pimento é na verdade um fruto, da família dos Solanaceae (juntamente com o tomate, beringela e batata). O pimento é uma das melhores fontes de vitamina C (importante para fortalecer o sistema imunitário e para ajudar na absorção de ferro de fontes vegetais). É por isso um excelente alimento para combinar com fontes de ferro vegetais. O pimento é ainda rico em beta-caroteno, que o corpo converte em vitamina A (importante para a visão e pele, crescimento celular e função imunológica). Outras vitaminas e minerais nos pimentos incluem: vitamina K1 (importante para a coagulação do sangue e saúde óssea), vitamina E (essencial para nervos e músculos saudáveis), folato e potássio.

Os pimentos vêm em várias cores, como vermelho, amarelo, laranja e verde – que não estão maduros. Pimentos verdes têm um sabor ligeiramente amargo e não são tão doces quanto os que estão totalmente maduros.

Curiosidade: Os pimentos vermelhos têm mais do dobro de vitamina C do que um pimento verde.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão

Pode causar alergia: A alergia ao pimento é rara. No entanto, algumas pessoas que têm alergia ao pólen (síndrome de alergia oral) também podem ser sensíveis a pimentos devido à reatividade alérgica cruzada.

Representa risco de engasgo: Sim se consumido cru.

Veja mais sobre os cortes e texturas dos alimentos neste artigo.

Como oferecer pimentos

BLW:

Asse um pimento inteiro. Depois retire a casca, as sementes e o caule e ofereça em tiras. Tiras muito finas podem ser difíceis para o bebé agarrar e levar à boca. Pode também assar em tiras sem as sementes e o caule e depois tirar a casca.

Super dica: Asse o pimento inteiro e assim que estiver pronto, coloque-o num saco (desses de plástico que temos sempre em casa) e feche. Deixe dentro do saco algum tempo. Quando retirar, a casca vai sair muito facilmente.

Uma boa forma de fazer a comida do bebé (e de toda a família) é assar vários alimentos juntos – tiras de batata doce, abóbora, pastinaca, pimentos. Também pode fazer a cenoura e beterraba, mas o ideal é cozer um pouco antes porque eles ficam muito rijos.

Assim que o bebé começar a fazer pinça fina, pode cortar o pimento assado ou cozido no vapor em pedaços pequenos para o bebé agarrar com a ponta dos dedos.

Quando se sentir confiante, pode começar a introduzir o pimento cru. Para isso corte fatias na vertical muito finas (com ou sem casca) e dar ao bebé. Ofereça pimentos de cores diferentes. Para bebés mais velhos e crianças, os pimentos crus (em fatias muito finas) são ótimos para adicionar ao lanche.

Outras formas de oferecer pimentos:

Introdução convencional: 

Pode introduzir o pimento em sopas. Combina muito bem com feijão e tomate ou com peixe e mandioca. À medida que for introduzindo textura, pode picar muito bem os pimentos assados ou refogados em vez de triturar e depois misturar a uma carne picada ou puré.

Pode encontrar receitas com pimentos aqui.

Fontes:

Ebner C, Jensen-Jarolim E, Leitner A, Breiteneder H. Characterization of allergens in plant-derived spices: Apiaceae spices, pepper (Piperaceae), and paprika (bell peppers, Solanaceae). Allergy. 1998;53(46 Suppl):52-4. doi: 10.1111/j.1398-9995.1998.tb04961.x. PMID: 9825999.

Jensen-Jarolim E, Santner B, Leitner A, Grimm R, Scheiner O, Ebner C, Breiteneder H. Bell peppers (Capsicum annuum) express allergens (profilin, pathogenesis-related protein P23 and Bet v 1) depending on the horticultural strain. Int Arch Allergy Immunol. 1998 Jun;116(2):103-9. doi: 10.1159/000023932. PMID: 9652302.

Oral Allergy Syndrome

USDA – Food Data Central

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: