fbpx

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

A idade de introdução do queijo não é consensual entre países. Não aparece nas recomendações da DGS antes dos 12 meses, no entanto aparece como alimento permitido a partir dos 6 meses nas recomendações do NHS (Reino Unido), AAP (Estados Unidos) e Health Canada.

O queijo não é um alimento essencial na alimentação do bebé antes dos 12 meses. No entanto é uma das formas de expor o bebé ao leite de vaca (alergénico) antes dos 12 meses e aproveitar a janela imunológica para introduzir o leite de vaca. Veja mais sobre a introdução de alergénicos aqui.

O que ter em consideração quando escolher um queijo:

  • Ser pasteurizado.
  • Ter pouco sal
  • Não ser magro.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão. No entanto como não é consensual, a decisão de introduzir queijo antes dos 12 meses é inteiramente dos pais.

Pode causar alergia: Sim. O leite de vaca é um dos alergénicos comuns. Na verdade, a alergia à proteina do leite de vaca é uma das que mais afeta crianças pequenas (e normalmente essas crianças também não toleram outros leites de fontes animais como ovelha ou cabra). Se vai oferecer um derivado de leite de vaca (ou ovelha ou cabra) pela primeira vez, comece com uma quantidade pequena, ofereça ao pequeno-almoço e longe da sesta.

Representa risco de engasgo: Alguns queijos sim. Pedaços de queijo duro, como tiras, quadrados ou bolas de queijo (cheese strings, babybel, pedaços de emmental ou outro queijo duro) representam risco de engasgo até aos 4 anos

Veja mais sobre os cortes e texturas dos alimentos neste artigo.

Como oferecer queijo

BLW e Introdução convencional:

Nem todos os queijos são iguais e eles variam muito na quantidade de sal, por isso quando escolher um queijo, tenha em consideração a quantidade de sal (além de escolher sempre queijos pasteurizados). Para ter uma ideia, um bebé antes dos 12 meses não deve consumir mais do que 0,84g de sal por dia (incluindo o sal naturalmente presente nos alimentos como é o caso do leite materno). Essa quantidade é de 1,28g por dia para crianças entre 1 e 3 anos.

Antes dos 12 meses: Prefira queijos como ricota, queijo emmental, mascarpone, queijo fresco, mozarella fresca ou requeijão se for com baixo sal.

Depois dos 12 meses: Já pode introduzir outros queijos como mozarella ralada, queijo flamengo, babybel, feta, parmesão. Cuidado sempre com os queijos com muito sal como feta, parmesão ou Babybel. Não há problema oferecer em quantidades pequenas ocasionalmente, mas não ofereça regularmente. Continue a dar preferência aos queijos que oferecia antes dos 12 meses.

Algumas sugestões para oferecer queijo a bebés:

Barrar ricotta, requeijão com pouco sal ou mascarpone em pão, panquecas, crepes.

Oferecer um pouco de mascarpone ou ricota com compota de frutos vermelhos e chia (para o bebé comer com colher)

Oferecer fatias finas de mozarella fresca ou emmental

Oferecer pedacinhos de queijo fresco.

Fazer pizza com mozarella frsesca ou ricotta. Se o bebé fizer pinça fina, pode cortar a pizza em pedaços pequeninos para ele agarrar com a ponta dos dedos.

Pode encontrar receitas com queijo aqui.

Fontes:

Healthy Children (AAP) – Choking Prevention

Food Allergy Research and Education (FARE) – Milk Allergy

Garcia et al. July 2019. Anafilaxia a proteínas do leite de cabra após indução de tolerância oral específica ao leite de vaca. Revista Portuguesa de Imunoalergologia 27(2). 10.32932/rpia.2019.07.012

Hospital Lusíadas – Sal: porque deve limitar a quantidade de sal que o seu filho ingere

USDA – Food Data Central

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: