fbpx

Neste artigo falamos sobre a introdução do quiabo na alimentação do bebé. Para saber com que idade pode oferecer quiabo na introdução alimentar, como oferecer em BLW e se há risco de alergia, continue a ler.

O quiabo é uma vagem com sementes, semelhante a um feijão verde. Ainda é pouco conhecido em Portugal, mas é um alimento muito usado tanto no Brasil como em Angola.

O quiabo é uma fonte excelente de vitamina K (importante na coagulação do sangue e sangue saudável), vitamina C (imunidade e aumentar a absorção de ferro), vitamina B9 ou folato (para crescimento celular), vitamina B6 (para metabolismo) e vitamina A (para a visão). Também contém uma boa quantidade de fibras, que ajudam a manter o intestino do bebé saudável. Mas o que torna o quiabo único é ser fonte de proteína (muito raro entre frutas e vegetais).

Curiosidade: o quiabo contém uma espécie de baba por dentro, que faz com que muitas pessoas não gostem do seu aspecto ou consistência depois de cozinhado. O segredo é grelhar o quiabo para a baba sair ou colocar um pouco de sumo de limão ou vinagre de cidra no estufado.

Se vai começar ou começou recentemente a introdução alimentar do seu bebé e sente-se perdida ou precisa de inspiração, veja o nosso curso de introdução alimentar. 100% on-line, 100% prático! Receitas, vídeos de cortes de alimentos, ideias de refeições e muito muito conteúdo de vídeo para ajudá-la neste momento que tem tanto de importante como de desafiante! Saiba mais aqui.

A partir de que idade pode oferecer quiabo ao bebé?

O quiabo pode ser oferecido a partir dos 6 meses. Certifique-se sempre que o seu bebé tem os sinais de prontidão antes de iniciar a introdução da alimentação complementar.

Pode causar alergia?

A alergia ao quiabo é rara. No entanto, em teoria, qualquer alimento pode causar alergia.

Representa risco de engasgamento?

Sim, o o quiabo é rijo e fibroso e as suas sementes são redondas e rijas o que representa risco de engasgamento. Continue a ler para ver como oferecer em segurança.

Como oferecer quiabo ao bebé?

Baby-led weaning (BLW)

6 a 9 meses:

Ofereça o quiabo inteiro ou cortado na vertical e cozinhado (cozido, estufado) até ficar macio. Retire as sementes ou corte para lhes retirar o formato.

Outra forma de introduzir o quiabo em BLW é cozer ou estufar até ficar macio, retirar as sementes, picar com um garfo e faca e misturar a outro alimento. Alguns exemplos:

  • Na omelete
  • Na polenta
  • No puré de batata

+9 meses ou após adquirir a pinça fina: 

Nesta fase corte o espargo em rodelas (se o quiabo for grande, corte cada rodela ao meio). Depois pode cozer, estufar ou grelhar até ficar macio e oferecer ao bebé para ele agarrar com a ponta dos dedos.

Quiabo cortado em rodelas na horizontal.

Introdução convencional

6 a 8 meses: 

Coza o quiabo, retire as sementes, pique com um garfo e faca e misture à sopa ou papa do bebé. Dica: O quiabo combina muito bem com abóbora.

Se oferecer sopa, pode sempre fazer sopa com quiabo.

+9 meses ou após adquirir a pinça fina: 

Nesta fase, caso ainda não o tenha feito, é importante introduzir textura à alimentação do bebé. Pode começar a picar o quiabo em vez de triturar – corte o quiabo ao meio na vertical, retire as sementes e depois corte cada metade em pedaços pequenos – e pode oferecer assim ou misturado a algum puré.

Depois dos 12 meses

Continue a oferecer o quiabo cortado em rodelas (ou rodelas ao meio) e cozido/estufado ou grelhado. Nesta fase pode começar a usar o garfo. Sirva um pedaço de quiabo no garfo e deixe o bebé levar o garfo à boca. Os talheres da Grabease ou da Doddl são ótimos para bebés pequenos.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: