fbpx

Outra fruta de outono, a romã começa a aparecer nas superfícies comercias em meados de outubro/novembro. A romã é um fruto da Punica granatum, uma árvore nativa do sudoeste da Ásia e amplamente cultivada na região mediterrânica.

A sua casca não é comestível, mas as sementes dentro são. Pode ser introduzida a partir dos 6 meses, contando que não se ofereçam as bagas inteiras. Continue a ler para ver como oferecer a romã a bebés.

Em termos nutricionais, a romã é rica em vitaminas K, C (sistema imunitário, absorção de ferro não heme) e B9. Também é fonte de potássio e zinco. A romã também é uma boa fonte de fibras, tão importante para manter o intestino a funcionar. A romã é ainda uma fonte riquíssima de antioxidantes.

O bebé pode beber sumo de romã?

A Academia Americana de Pediatra recomenda não oferecer sumos (mesmo naturais) a bebés com menos de 12 meses. O sumo de romã não é exceção. É muito importante o bebé conhecer e habituar-se à fruta inteira. Além disso, a romã tem uma quantidade elevada de açúcar naturalmente presente e esse açúcar fica ainda mais concentrado quando extraímos o sumo. Depois dos 12 meses pode oferecer, mas com muita moderação.

A partir de que idade pode oferecer romã ao bebé?

A romã pode ser oferecida a partir dos 6 meses, desde que as bagas sejam espalmadas ou trituradas. Certifique-se sempre que o seu bebé tem os sinais de prontidão antes de iniciar a introdução da alimentação complementar.

Pode causar alergia?

A alergia à romã é rara, mas existem relatos. Como, em teoria, qualquer alimento pode causar alergia, comece sempre por introduzir romã em quantidades pequenas e, se não houver reação alérgica, aumente a quantidade gradualmente.

A romã é uma fruta ácida, e como todas as frutas ácidas, pode causar irritação na pele à volta da boca. Pode também piorar qualquer assadura que o bebé já tenha. Se isso acontecer, retire a romã da alimentação do bebé e volte a tentar alguns dias ou semanas depois. Limpe sempre a boca do bebé com um pano de algodão e água fria logo após o bebé comer a romã.

Representa risco de engasgo?

As bagas da romã são firmes e redondas e, representam risco de engasgamento até aos 12 meses se oferecidas inteiras.

Como oferecer romã ao bebé?

Os cortes mencionados neste artigo são sugestões. Cada bebé desenvolve ao seu tempo e é muito importante observar o seu bebé e ajustar o corte de acordo com o desenvolvimento do seu bebé.  

Baby-led weaning (BLW)

6 aos 12 meses:

As sementes da romã são rijas e, inteiras, representam risco de engasgamento até aos 12 meses. Por isso, comece por oferecer as sementes esmagadas ou trituradas. Como o bebé não consegue agarrar as sementes antes de fazer o movimento de pinça fina – que acontece entre os 9 e os 12 meses -, pode oferece-las misturadas ao iogurte natural, mascarpone, ou a uma papa.

Introdução convencional

Triture as sementes da romã e misture com uma papa de frutas, papa de cereais ou ao iogurte. Pode combinar romã com outros frutos vermelhos, com pêra ou com uma papa de cereais como trigo sarraceno ou cevada.

Depois dos 12 meses

Continue a oferecer a romã esmagada até aos 12 meses. A partir dos 12 meses pode oferecer as sementes inteira, mas sempre sozinhas – e idealmente espalhadas no tabuleiro – para o bebé agarrar com a ponta dos dedos e aprender a mastigar as sementes (em vez de as engolir inteiras). Pode também continuar a triturar ou esmagar, e misturar a receitas.

DICA: Corte a romã ao meio na vertical, segure a romã com as sementes viradas para baixo dentro de uma tigela e dê pancadas secas na casca com a parte de trás de uma colher de pau. Isto vai permitir que as sementes se soltem mais facilmente.

Fontes:

American Academy of Pediatrics – Where we stand: Fruit Juice

Solid Starts – Food Database: Pomegranate

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: