fbpx

Tâmaras

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

As tâmaras, assim como todos as frutas secas (passas, ameixa seca, damascos, figos) têm quantidades elevadas de açúcar e por isso devem ser oferecidas com moderação. De acordo com os dados do USDA, uma única tâmara contém 16 gramas de açúcar (corresponde a 60/70% do seu peso). Para ter um termo de comparação, 100g de manga contém 14 gramas de açúcar. Então o que isto quer dizer? Que se deve evitar dar tâmaras no primeiro ano e até aos 2 anos deve ser dada com muita moderação!

Óbvio que as tâmaras não têm o mesmo efeito que o açúcar no sangue porque também são cheias de fibras! São por isso um excelente substituto do açúcar em receitas. Além disso são fonte de várias vitaminas e minerais (potássio, cobre, magnésio, ferro, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo). No entanto adoçam as coisas e mascaram o sabor natural dos alimentos, algo que os bebés precisam conhecer nos primeiros anos. Assim, se eu adicionar uma tâmara às papas de aveia, o bebé não vai conseguir sentir o sabor da aveia. E nós sabemos o que isso é, porque muitos de nós provavelmente não consegue comer papas de aveia sem algum tipo de açúcar ou adoçante.

Em Portugal encontramos com mais facilidade as tâmaras (que são menores, mais secas e rijas) ou as tâmaras Medjool. As tâmaras Medjool são melhores para comer sozinhas e precisam de muito menos tempo para hidratar. Mas para fazer pasta de tâmaras, por exemplo, ambas servem.

Curiosidade: Phoenix dactylifera (tamareira ou tamareira) é uma espécie de planta com flores da família das palmeiras Arecaceae, cultivada por seus frutos doces comestíveis. As tamareiras cobrem 3% da superfície cultivada da terra. Quatro milhões de toneladas são cultivadas anualmente. A palavra inglesa “date” vem da palavra grega daktylos, que significa dedo.

A partir de que idade pode oferecer: + 12 meses com muita moderação. Se possível esperar até aos 2 anos, mas pode começar a oferecer a partir dos 12 meses de forma ocasional.

Pode causar alergia: Não é um alergénico comum, mas pessoas com síndrome de alergia oral podem reagir às tâmaras. Dados de um estudo mostram que pessoas alérgicas a tâmaras podem ter uma reação alérgica grave. Comece sempre com quantidades muito pequenas de tâmaras e evolua gradualmente

Representa risco de engasgo: Sim. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças Americano (CDC) inclui as tâmaras (e todas as frutas secas) não cozinhadas como risco de engasgo até aos 12 meses.

Veja mais sobre os cortes e texturas dos alimentos neste artigo.

Como oferecer tâmaras

A forma de oferecer tâmaras é igual tanto em BLW como na introdução convencional.

BLW e introdução convencional:

Retire o caroço da tâmara e hidrate-a em água a ferver pelo menos 15 minutos (pode precisar de mais tempo). Depois retire da água e pique bem com uma faca ou triture. Misture um pouco ao iogurte ou papa.

Alternativamente pode fazer pasta de tâmaras e usar em bolos, muffins ou panquecas. Lembre-se que não existe benefício em oferecer tâmaras antes dos 12/24 meses porque as tâmaras adoçam os preparos e o ideal é os bebés conhecerem o sabor natural dos alimentos.

A partir dos 24 meses (alguns bebés antes, outros depois) pode começar a oferecer tâmaras Medjool. Retire o caroço e ofereça metade de uma tâmara ou a tâmara inteira. A altura de introduzir vai depender do desenvolvimento de cada bebé. É um lanche delicioso e uma ótima alternativa aos doces.

É nesta altura que pode começar a introduzir barras de frutos secos e tâmaras ou bolinhas energéticas. Não só pelo risco de engasgo mas pela quantidade de tâmaras que elas costumam ter. A Iswari têm umas barras cruas que foram um snack maravilhoso durante os dias de praia do ano passado.

Pode encontrar receitas com tâmaras aqui.

Fontes:

Kwaasi AA, Harfi HA, Parhar RS, Saleh S, Collison KS, Panzani RC, Al-Sedairy ST, Al-Mohanna FA. Cross-reactivities between date palm (Phoenix dactylifera L.) polypeptides and foods implicated in the oral allergy syndrome. Allergy. 2002 Jun;57(6):508-18. doi: 10.1034/j.1398-9995.2002.23308.x. PMID: 12028116.

Centers for Disease Control and Prevention – Choking Hazards

Kwaasi, A., Parhar, R., Al‐Sedairy, S., Collison, K., Al‐Mohanna, F., Harfi, H. and Panzani, R. (1999), Allergy to date fruits: characterization of antigens and allergens of fruits of the date palm (Phoenix dactylifera L.). Allergy, 54: 1270-1277. 

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: