fbpx

Tomate

Este artigo faz parte do Glossário de Alimentos de A a Z.

O tomate é um dos vegetais mais versáteis que existe e há imensas formas de introduzi-lo na alimentação do bebé: molho de tomate, bolonhesa, estufados, sopa, salada. Existem também inúmeras variedades de tomate com cores entre o vermelho, verde, amarelo ou roxo. Os mais comuns que se encontram no mercado são o tomate-rama, o tomate coração de boi, o tomate redondo, o tomate cereja e o tomate chucha.

O tomate é uma fonte excelente fonte de vitamina C e por isso é excelente servi-lo com fontes de ferro vegetal, para aumentar a absorção do ferro. É também fonte de folato (crescimento normal dos tecidos e função celular), potássio e vitamina K (importante para a coagulação do sangue e saúde dos ossos). O tomate é uma fonte importante de fitonutrientes, que têm propriedades antiinflamatórias. É também a principal fonte alimentar de licopeno, um antioxidante que acredita-se ter efeito benéfico em manter a pressão arterial saudável e efeito protetor contra cancro.

Curiosidade: Apesar de ser preparado como um vegetal, o tomate botanicamente é uma fruta. O lipoceno está mais presente em maiores quantidades no tomate cozinhado do que no tomate cru.

A partir de que idade pode oferecer: + 6 meses ou quando o bebé já tiver todos os sinais de prontidão

Pode causar alergia: A alergia ao tomate não é comum, mas pode acontecer. A alergia ao tomate ocorre mais comumente em conjunto com a alergia a outros alimentos, apresentando-se como um dos dois tipos de síndrome de alergia oral (afetando a boca ou a garganta): síndrome do pólen alimentar e síndrome do látex alimentar. Cozinhar o tomate ajuda a reduzir a possibilidade de reação por síndrome da alergia oral.

Lembrando que o tomate (assim como os outros alimentos ácidos) podem causar erupções cutâneas à volta da boca e queixo, quando o sumo entra em contacto com a pele e, às vezes, podem dar ou piorar assaduras.

Representa risco de engasgo: Sim. Mas o risco principal está nos tomates pequenos e redondos como o tomate cereja ou uva. Não ofereça tomates cereja ou uva antes do bebé fazer pinça e depois, corte sempre na vertical em 4 ou mais pedaços.

Veja mais sobre os cortes e texturas dos alimentos neste artigo.

Como oferecer o tomate

BLW:

O tomate pode ser firme então o ideal é oferecer cortes mais largos, para o bebé conseguir agarrar com as mãos e evitar por um pedaço inteiro na boca.

Corte um tomate rama, tomate redondo ou tomate coração de boi em 4 e ofereça. O bebé pode ficar aflito com a casca, então se preferir pode retirar a casca. Pode também oferecer metade de um tomate ou mesmo um tomate inteiro maduro para o bebé explorar.

Mas há várias outras formas de oferecer tomate:

Quando o bebé começa a fazer pinça fina, pode começar a oferecer tomate cereja ou uva, sempre cortados na vertical e em 4 ou mais pedaços. Observação: os tomates redondos e pequenos representam risco de engasgo até aos 5 anos. A casca continua a poder incomodar o bebé, por isso pode tirar a casca. Fique sempre atenta a casca solta.

Introdução convencional: 

Pode introduzir o tomate na sopa inicialmente ou em purés. Pode fazer um molho de tomate por exemplo para acompanhar um puré de batata e frango ou perú picado.

Quando começar a introduzir textura, pode fazer molho de tomate ou bolonhesa para acompanhar massa ou carne.

Pode encontrar receitas com tomate aqui.

Fontes:

Paulsen E, Christensen LP, Andersen KE. Tomato contact dermatitis. Contact Dermatitis. 2012 Dec;67(6):321-7. doi: 10.1111/j.1600-0536.2012.02138.x. Epub 2012 Aug 2. PMID: 22860619.

Oral Allergy Syndrome

USDA – Food Data Central

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: