Este arroz de grelos é um acompanhamento para toda a família e com uma pequena adaptação pode ser oferecido desde os 6 meses.
Estamos na época dos grelos e é uma ótima oportunidade para introduzi-los na alimentação do bebé. Os grelos, como todos os vegetais podem ser oferecidos desde os 6 meses, mas as folhas verdes devem sempre ser oferecidas bem picadas.
Como adaptar este arroz de grelos para bebés
Se pensarmos na sopa do bebé como alimentos triturados ( e não como a sopa que nós comemos antes do segundo prato), então conseguimos expandir muito a opção do que o bebé pode comer desde os 6 meses.
Neste caso, o arroz é feito sem sal para toda a família. Quando o arroz estiver pronto, retira-se a parte do bebé e tempera-se com sal o restante arroz da família.
Depois, trituramos o arroz do bebé (não é preciso adicionar água!) e podemos acrescentar um ou mais vegetais cozidos antes de triturar. Cenoura ou abóbora, courgette, couve-flor são alguns exemplos.
Por fim, e para dar mais textura à sopa, picamos, desfiamos ou amassamos a proteina animal ou vegetal e misturamos à papa. Uma ideia é cozer um ovo, amassar com um garfo e misturar. Outra opção é peixe bem desfiado. São texturas perfeitamente seguras para um bebé desde os 6 meses, e mais interessantes que uma sopa totalmente líquida.

Se o bebé faz baby-led weaning (BLW), é só amassar o arroz com um garfo, picar os grelos e formar um “croquete”. Depois servir esse croquete com uma fonte de proteina ao lado e um ou mais vegetais/frutas.

Arroz de grelos
Utensílios
- Panela
Ingredientes
- 1 cup arroz integral de arroz curto
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- 1 folha de louro
- 1/2 cl chá curcuma
- 1 cl chá azeite
- 4 cups água
- 1/2 molho de grelos
modo de preparo
- Demolhar o arroz durante a noite. Descartar a água e lavar bem.
- Lavar os grelos e separar as folhas dos talos.
- Picar a cebola, o alho e alguns talos. Pode picar os restantes e congelar para usar em arroz, sopa.
- Levar um tacho ao lume com o azeite a cebola, alho, os talos picados e a folha de loura e refogar até a cebola estar macia e tiver alguma cor.
- Adicionar o arroz, e refogar mais alguns minutos.
- Juntar a água e deixar cozer mais ou menos 20 minutos sem tampa. O arroz vai ficar caldoso.
- Quando faltarem 5 ou 7 minutos, adicionar os grelos.
- Servir imediatamente.
Ideias para servir:
- Com pataniscas de bacalhau
- Bifes de tofu panados
- Lombinho de porco assado
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.