Essas refeições são ideais para dias quentes ou para levar para a praia ou para um piquenique com as crianças! Neste artigo damos 10 ideias de almoços ou snacks muito leves, nutritivos e rápidos de fazer. Temos opções para todas as idades e todas as receitas podem ser feitas na véspera. No dia de ir para a praia é só colocar os recipientes numa bolsa térmica!
1. Salada de massa (+12 meses)
Massa (penne ou fusilli), tomate cereja cortado em 4, mozarela fresca ou tofu cortado em cubos pequenos, abacate, manjericão picado, azeite e sumo de limão.
Fazer na véspera: cozer a massa, cortar os ingredientes e deixar a salada pronta num recipiente sem tempero. Temperar antes de sair ou levar o azeite separadamente e temperar na hora.
2. Guacamole com palitos de cenoura (+6 meses)
Cortar uma cenoura, um pepino e um pimento em palitos. Se tem um bebé com menos de 2 anos, coza a cenoura e corte o pepino e pimento em tiras finas. Colocar os palitos num recipiente e o guacamole. em outro recipiente.
Fazer de véspera: Deixar o guacamole pronto e os vegetais cortados. Conservar no frigorífico já nos recipientes que vai levar para a praia.
3. Crepes enrolados com húmus e vegetais
Fazer os crepes de espinafres e o húmus. Cortar o abacate, o pepino e a cenoura em palitos pequenos.
No próprio dia só precisa montar os crepes: barrar com húmus, colocar os vegetais em um dos lados e enrolar. Depois cortar em rodelas.
Substituições: Se tem uma criança que não gosta de húmus, pode fazer uma pasta de atum ou sardinha. Esmague o o atum e misture com cebola ralada, cenoura ralada, Cream Cheese e maionese de abacate ou maionese de caju.
4. Panquecas de ervilhas (+6 meses)
Fazer na véspera: Estas panquecas são ótimas para fazer na véspera e podem ser conservadas no frigorífico. Se forem muitas panquecas, podes congelar uma parte para outro dia.
Preparar uma maionese de caju com manjericão para servir com as panquecas.
5. Sandes de húmus, e vegetais grelhados (+ 12 meses)
Encontra a receita de húmus neste artigo.
Cortar uma beringela e uma curgete em fatias. Grelhar com um pouco de azeite. Barrar o pão com bastante húmus, adicionar os vegetais grelhados por cima. Pode também juntar rúcula por cima ou fazer o húmus com pimento assado para mais sabor.
Embora todos os ingredientes sejam apropriados a partir dos 6 meses, bebés tão pequenos não conseguem comer uma sanduíche. Para bebés até aos 12 meses levar pão, o húmus separadamente para barrar nas fatias de pão e tiras de vegetais assados.
Fazer na véspera: Fazer o húmus na véspera, grelhar os vegetais e guardar no frigorífico em recipientes apropriados. No próprio dia, só precisa preparar as sanduíches.
6. Omelete de vegetais no forno (+6 meses)
Pique cebola, brócolos, cenoura e pimento vermelho. Refogue os vegetais numa frigideira, que possa ir ao forno, com um pouco de azeite. Quando estiverem prontos, adicione os ovos batidos com um pouco de leite ou bebida vegetal. Leve a frigideira ao forno, e asse em forno pré-aquecido durante 15 a 20 minutos.
Fazer na véspera: Estas omeletes podem ser feitas na véspera e guardadas no frigorífico num recipiente com tampa .
7. Espetadas de frutas (+ 2 anos)
Estas espetadas de frutas podem ser feitas com a ajuda das crianças (sempre com supervisão de um adulto!) e para torná-las mais divertidas pode cortar a fruta com cortadores de bolachas.
Pode usar qualquer fruta, exceto uvas ou cerejas (por causa do risco de asfixia), mas eu prefiro usar frutas de verão: Melancia, morango, melão, pêssego, meloa, nectarina, mirtilos.
Os cortes das frutas devem ser apropriados para a idade da criança e os espetos também. Para bebés mais novos, cortar a fruta e servir num recipiente.
8. Salada grega (+12 meses)
Cortar tomate e pepino em cubos pequenos (em tamanho apropriado para a idade do bebé ou criança). Temperar com azeite, sal e oréganos secos. Servir com queijo fresco de cabra esfarelado.
Fazer na véspera: Cortar o tomate e pepino e guardar no recipiente que vais levar para a praia ou para a rua. No próprio dia, adicionar o queijo e temperar.
9. Salada de batata, salmão e iogurte grego (+12 meses)
Cozer batatas novas com casca cortadas ao meio ou em 4, feijão verde e cenoura picados. Assar uma posta de salmão. Preparar o molho de iogurte: iogurte grego, sal, pimenta, limão, endro (ou salsa ou cebolinho). Desfiar o salmão. Envolver tudo no molho de iogurte.
Versão vegan: Substituir o iogurte grego por iogurte de coco sem açúcar.
Fazer na véspera: Cozer os vegetais e preparar o salmão e guardar no frigorífico. No próprio dia é só necessário preparar o molho de iogurte e misturar com a salada.
10. Papa de iogurte e aveia (+ 12 meses)
Feita com iogurte natural sem açúcar, aveia, chia e fruta, esta papa é fresca e muito nutritiva.
Encontra uma receita de papa de aveia neste artigo, mas pode usar qualquer fruta ou combinação de fruta e nuts. A proporção é sempre a mesma: 1 pacote de iogurte, 2 colheres de sopa 2 flocos de aveia, 1 colher de chá de chia.
Versão vegan: Usar iogurte de coco sem açúcar.
Fazer na véspera: Como a aveia e a chia cozinham no iogurte, é fundamental que esta papa seja feita na noite anterior e deixada no frigorífico durante a noite.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.