fbpx

10 refeições rápidas e leves para a praia

Ideal para dias quentes ou para levar para a praia ou para um piquenique com as crianças, neste artigo damos 10 ideias de almoços ou snacks muito leves e rápidos de fazer. Temos opções para todas as idades e todas as receitas podem ser feitas na véspera. No dia de ir para a praia é só preparar a refeição e guardar.

1. Salada de massa (+12 meses)

Massa (penne ou fusilli), tomate cereja cortado em 4 ou mais, mozarela fresca cortada em cubos pequenos, manjericão picado, azeite.

Fazer na véspera: cozer a massa, cortar os ingredientes e deixar a salada pronta num recipiente sem tempero. Temperar antes de sair ou levar o azeite separadamente e temperar na hora. 

2. Guacamole com palitos de cenoura (+6 meses)

Cozer palitos de cenoura. Servir com guacamole.

Fazer de véspera: Deixar o guacamole pronto e a cenoura cozida. Conservar no frigorífico já nos recipientes que vais levar. 

3. Wraps enrolados com cream cheese e espinafres (+12 meses)

Refogar os espinafres com cebola picada e azeite. Picar bem. Barrar o wrap com cream cheese, adicionar o espinafre já frio e enrolar.

Versão vegan: Num liquidificador, bater tofu, com um pouco de azeite, limão, cúrcuma, manjericão, sal e alho (fresco ou em pó) e levedura nutricional (opcional). Se necessário, adicionar um pouco de água. Usar no lugar do cream cheese.

Fazer na véspera: Cozer e picar o espinafre. Para a versão vegan, fazer o cream cheese vegan. No próprio dia é só montar os wraps. 

4. Panquecas de ervilhas (+6 meses)

Fazer na véspera: Estas panquecas são ótimas para fazer na véspera e podem ser conservadas no frigorífico. Se forem muitas panquecas, podes congelar uma parte para outro dia. 

5. Sandes de húmus, abacate e tomate (+ 12 meses)

Encontra a receita de húmus neste artigo.

Barrar o pão com bastante húmus, adicionar o abacate e tomate picado por cima.

Embora todos os ingredientes sejam apropriados a partir dos 6 meses, bebés tão pequenos não conseguem comer sandes. Para bebés até aos 12 meses levar pão, o húmus separadamente para barrar nas fatias de pão e fatias de abacate apropriadas para a mão do bebé. 

Fazer na véspera: Fazer o húmus na véspera, picar o tomate e abacate e guardar no frigorífico. No próprio dia é só preparar as sandes.

6. Omelete de vegetais no forno (+6 meses)

Picar cebola, brócolos, cenoura e pimento vermelho. Refogar numa frigideira. Quando estiver pronto, dividir os vegetais em formas de muffins e adicionar ovos batidos por cima de cada forma. Fazer no forno pré-aquecido durante 10  a 20 minutos.

Fazer na véspera: Estas omeletes podem ser feitas na véspera e guardados no frigorífico. 

7. Espetadas de frutas (+ 2 anos)

Estas espetadas de frutas podem ser feitas com a ajuda das crianças (sempre com supervisão de um adulto!) e para torná-las mais divertidas pode se cortar a fruta com formas de bolachas.

Estas espetadas podem ser feita com quaisquer frutas, exceto uvas, cerejas ou morangos inteiros (por causa do risco de asfixia) mas eu prefiro usar frutas de verão: Melancia, morango, melão, pêssego. 

Os cortes das frutas devem ser apropriados para a idade da criança e os espetos também. Para bebés mais novos, cortar a fruta e servir num recipiente. 

8. Salada grega (+12 meses)

Cortar tomate e pepino em cubos pequenos (em tamanho apropriado para a idade do bebé ou criança). Temperar com azeite, sal e oréganos secos. Servir com queijo fresco de cabra esfarelado. 

Fazer na véspera: Cortar o tomate e pepino e guardar no recipiente que vais levar para a praia ou para a rua. No próprio dia, adicionar o queijo e temperar.

9. Salada de batata, salmão e iogurte grego (+12 meses)

Cozer batatas novas com casca cortadas ao meio ou em 4, feijão verde e cenoura picados. Assar uma posta de salmão. Preparar o molho de iogurte: iogurte grego, sal, pimenta, limão, endro (ou salsa ou cebolinho). Desfiar o salmão. Envolver tudo no molho de iogurte.

Versão vegan: Substituir o iogurte grego por iogurte de coco sem açúcar.

Fazer na véspera: Cozer os vegetais e preparar o salmão e guardar no frigorífico. No próprio dia é só necessário preparar o molho de iogurte e misturar com a salada.

10. Papa de iogurte e aveia (+ 12 meses)

Feita com iogurte natural sem açúcar, aveia, chia e fruta, esta papa é fresca e muito nutritiva. 

Encontra uma receita de papa de aveia neste artigo, mas pode usar qualquer fruta ou combinação de fruta e nuts. A proporção é sempre a mesma: 1 pacote de iogurte, 2 colheres de sopa 2 flocos de aveia, 1 colher de chá de chia.

Versão vegan: Usar iogurte de coco sem açúcar. 

Fazer na véspera: Como a aveia e a chia cozinham no iogurte, é fundamental que esta papa seja feita na noite anterior e deixada no frigorífico durante a noite.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: