fbpx

3 gelados de pauzinho para bebés

Os gelados de fruta caseiros são uma ótima opção de lanche ou snack para oferecer a bebés. Ajudam a aliviar o desconforto dos dentes a nascer e são refrescantes para dias quentes.

Estes gelados, por serem feitos apenas com ingredientes naturais podem ser oferecidos a bebés a partir dos 6 meses. Mas são também uma opção fantástica para crianças aos gelados de compra, que são cheios de açúcar e outros aditivos.

A verdade é que não há crianças que não gostem de gelados. E estes gelados, mesmo sem açúcar, são deliciosos e as crianças costumam adorar. Isto porque usamos frutas da época, que são sempre mais saborosas e doces. Pode ainda fazer estes gelados com a ajuda dos seus filhos. Cá em casa, é a receita que a minha filha mais gosta de fazer e normalmente tem sempre alguns gelados no congelador!

Deixamos aqui três receitas maravilhosas de gelados de palito para bebés, feitos com fruta da época como pêssegos, meloa e cerejas. Mas para mais inspiração veja este artigo para outras receitas de gelados de palitos ou este artigo para receitas de gelados cremosos de colher.

Gelados com apenas 2 ingredientes

Estes gelados são ideias para bebés e crianças porque levam apenas 2 ingredientes, todos naturais:

Fruta: fruta fresca, da época que é mais doce e saborosa e por isso não precisamos usar nenhum tipo de açúcar. Estas receitas são pensadas nos dias de verão e por isso usamos apenas frutas de verão. Se os fizer no inverno, pode perfeitamente substituir por fruta dessa estação.

Líquido ou creme: Nestas receitas uso creme de coco ou iogurte grego. Ambos são muito cremosos e dão uma consistência maravilhosa ao gelado. Compro creme de coco no supermercado e encontra-se normalmente junto com o leite de coco de lata. É mais cremoso que o leite, mas se não encontrar usei leite de coco de lata. Só precisa deixa-lo na véspera no frigorífico e depois usar a parte do creme. Veja as notas no final da receita.

Como ter sempre os melhores gelados de pauzinho


Use fruta da época: A fruta da época tem mais sabor e é mais doce, deixando os gelados mais saborosos. Compre fruta a mais na sua época e congele a fruta cortada. Assim tem sempre fruta para gelados, papas, batidos.

Formas para os gelados: Eu adoro as formas da Lékue e eles têm dois tamanhos disponíveis. Para bebés com menos de 12 meses, as formas de gelado da Nuk são excelentes também e têm um tamanho ideal.

Adoçar, apenas se necessário: Escolha adoçar apenas se a criança não conseguir comer o iogurte sem nenhum tipo de açúcar. nesse caso, prefira usar frutas desidratadas como tâmaras, passas ou damasco. Ou então mel (+2 anos), xarope de ácer, xarope de tâmaras, agave.

Gelados cremosos: Se usar um líquido como leite ou iogurte prefira os gordos. Use iogurte grego em vez de iogurte natural. Use leite de coco de lata que tem mais gordura e dá uma consistência mais cremosa ao gelado.

3 receitas de gelados de pauzinho para bebés

Feito apenas com ingredientes naturais e sem qualquer tipo de açúcar, estes gelados podem ser oferecidos a bebés a partir dos 6 meses.
Prep Time 10 mins
Cook Time 2 hrs
Course Snack, Sobremesa
Cuisine Sem açúcar, Sem glúten, Sem ovos
Servings 4 pessoas

Utensílios

  • Liquidificadora

Ingredientes
  

Gelado de pêssego e coco

  • 4 pêssegos maduros
  • 200 ml creme de coco
  • 2 colheres de sopa agave (opcional; +2 anos)

Gelado de iogurte e cereja

  • 2 cups cerejas sem caroço e sem caule
  • 2 cups iogurte grego sem açúcar (500 ml)
  • 2 colheres de sopa agave (opcional; +2 anos)

Gelado de meloa

  • 1 meloa inteira (6 cups)
  • 200 ml creme de coco
  • 1 colher de sopa sumo de limão
  • 2 colheres de sopa agave (opcional; +2 anos)

modo de preparo
 

Gelado de pêssego e coco

  • Triture os pêssegos na liquidificadora. Adicione 1 a 2 colheres de sopa de água se necessário.
  • Transfira o puré de pêssego para um bowl e envolva bem com o creme de coco até estar completamente misturado.
  • Adicione a mistura a formas de gelado e leve ao congelador por pelo menos 4 horas.
  • Quando for servir, ponha a forma de gelado debaixo de água a correr para sair mais facilmente.

Gelado de iogurte e cereja

  • Triture as cerejas até obter um puré homogéneo, mais ou menos 3 a 5 minutos.
  • Num bowl, adicione o iogurte grego (e o agave caso esteja a usar) e bata com uma vara de arames.
  • Adicione o puré de cerejas e envolva ligeiramente. Queremos o efeito "swirl" ou tie-die no gelado, ou seja um gelado branco com manchas vermelhas no meio.
  • Adicione a mistura a formas de gelado e leve ao congelador por pelo menos 4 horas.

Gelado de meloa

  • Triture todos os ingredientes numa liquidificadora.
  • Adicione a mistura a formas de gelado e leve ao congelador por pelo menos 4 horas.

Notas

Uma nota sobre o creme de coco:
Costumo comprar o creme de coco em caixa. Há de várias marcas e há à venda na maior parte dos supermercados. No entanto, se não encontrar, pode usar leite de coco de lata. Adicione o leite de coco ao frigorífico na véspera e depois bata o creme que fica na lata com um batedor de arames ou batedeira.
Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: