fbpx

Estes gelados são ótimos para o desconforto dos dentes nos bebés. Os primeiros dentes de leite podem causar muito desconforto ao bebé. Embora a idade em que os primeiros dentes rompem – os dois dentes incisivos inferiores -, eles nascem entre os 6 e os 9 meses. 

Os principais sintomas de dentes a nascer são: o bebé pode começar a babar-se muito, a querer pôr tudo na boca freneticamente (mãos, mãos dos pais, brinquedos, mordedores) e pode ficar irritado porque a gengiva inflama, o que pode ser doloroso. 

Uma das formas de aliviar o bebé é com mordedores, que podem ser colocados no frigorífico. Outra forma é com gelados de pauzinho. 

Gelados de fruta caseiros são ideais para bebés que têm dentes a nascer porque o frio alivia as gengivas. São também excelentes para oferecer a bebés e crianças em dias quentes de verão, especialmente porque a maior parte dos gelados à venda têm muito açúcar, aditivos e corantes. 

Neste artigo damos três ideias de gelados de pauzinhos. Estes gelados são feitos com 100% fruta, feitos com fruta da época, sem açúcar adicionado e são muito fáceis de fazer. Para fazer estes gelados de fruta só é necessário um liquidificador e formas de gelado. Podes encontrar formas no IKEA, Zara Home (coleção verão 2020) ou na Amazon.

A partir de que idade o meu bebé pode comer gelados?

Como são feitos apenas com fruta, estes gelados podem ser oferecidos logo a partir dos seis meses de idade, sempre pela mão dos pais ou de um adulto. Quando o bebé começar a querer segurar o gelado de pauzinho com a própria mão é muito importante que nunca os coma sem supervisão de um adulto. 

Como fazer gelados de pauzinho para bebés

O modo de preparo é sempre o mesmo: só é preciso triturar tudo no liquidificador e verter para as formas de gelado. Depois é só congelar por pelo menos 6 horas e oferecer ao bebé. Se amamenta, pode sempre triturar a fruta com o seu leite. E o melhor, estes gelados fazem-se em menos de 15 minutos!

Quando for para servir é só por debaixo da torneira com água morna durante alguns segundos e puxar o pauzinho.

Para um gelado delicioso e doce, mesmo sem usar açúcar, o segredo é escolher bem as frutas: os morangos e os pêssegos sentem-se pelo cheiro. No melão, a extremidade oposta ao caule deve ceder ligeiramente à pressão (muito dura ao toque é porque o melão está verde) e deve ter um aroma ligeiramente adocicado. A melancia deve ser redonda, pesada e ter uma boa marca de campo amarela escura (dourada). 

Receita #1: Gelado de maçã e ananás

2 maçãs royal gala

1 cup de ananás

1 a 2 colheres de sopa de leite materno ou leite de coco

Folhas de hortelã (opcional)

Receita #2: Gelado de frutos vermelhos

1 chávenas de morangos

1 chávena de cerejas

2 colheres de sopa de leite materno ou água (adicionar mais, se necessário)

Receita #3: Gelado de pêssego

2 chávenas de pêssegos (ou mistura de pêssegos e nectarinas)

1/4 colher de chá de sementes de chia (trituradas com a fruta)

2 colheres de sopa de leite materno ou água (adicionar mais, se necessário)

Receita #4: Gelado de meloa e kiwi

2 chávenas de meloa

1 kiwi

1 a 2 colheres de sopa de água

Folhas de manjericão (opcional)

Receita #5: Gelado de framboesas e inhame

1 cup de framboesas

1/2 cup de morangos

1/2 cup de inhame

1 a 2 colheres de sopa de leite materno ou água

Receita #6: Gelado de banana e abacate

1 banana

1/2 abacate

1/2 cup de manga

2 colheres de sopa de leite materno ou água

Receita #7: Gelado de laranja e cenoura

1 cup de sumo de laranja (250 ml)

1 cenoura média

1 maçã

1/2 colher de chá de gengibre picado

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d