fbpx

Bolachas de Manteiga de Amendoim

Manteiga de amendoim, ou manteigas de castanhas em geral, foram umas das minhas grandes descobertas pessoais. Já tinha provado manteiga de amendoim quando era mais nova, mas não gostava da consistência nem do sabor – hoje em dia há muitas opções com 100% amendoim, mas antigamente todas elas tinham açúcar e gordura hidrogenada (a tal que faz muito mal à saúde). Desde que provei a manteiga de amendoim pura, tenho sempre algum tipo de manteiga de castanhas em casa (seja de amendoim, amêndoas ou avelãs). Para mim o melhor é a versatilidade. Ficam deliciosas só com banana, em cima de panquecas, misturadas nas papas de iogurte, em sobremesas ou em bolachas como estas.

Porquê esta receita é tão boa

Estas bolachas são uma das minhas receitas para fazer com os miúdos. Não necessita de objectos cortantes nem de ovos crus à mistura, o  que significa que pode ser feita com bebés desde cedo. Cá em casa começamos a fazer bolachas com a Madalena quando ela tinha 12 meses – primeiro no chão (forrado com uma toalha impermeável) e depois na banca da cozinha usando a torre de aprendizagem (link).

Benefícios para a saúde

A manteiga de amendoim tem uma boa quantidade de proteína (duas colheres de sopa contém 7 gramas de proteína!), juntamente com vitaminas e minerais essenciais, como magnésio, potássio e zinco. No entanto, a manteiga de amendoim é rica em calorias e gordura, então é importante que seja consumida com moderação.

As tâmaras são uma alternativa muito saudável ao açúcar branco (link). São ricas em fibras (7g de fibras por 100g), e em uma quantidade grande de vitaminas e minerais como potássio, cobre, magnésio, manganês, vitamina B6 e ferro. Também são ricas em antioxidantes. É importante notar que por serem uma fonte de frutose, têm muitas calorias (75g de hidratos de carbono por 100g) e por isso devem ser consumidas com moderação.

Quem pode consumir

Bebés a partir dos 12 meses. Estas bolachas são muito nutritivas mas têm muitas calorias e por isso devem ser oferecidas ocasionalmente a bebés ou crianças pequenas. Estas bolachas não podem ser consumidas por bebés ou crianças alérgicas ou com historial de alergias na família. Neste artigo falamos um pouco da nossa experiência com a introdução de alergênicos na dieta do bebé, mas se tiver dúvidas ou para mais informação, consulte o pediatra.

Receita

Rende 15 a 20 bolachas

Ingredientes

1 chávena de manteiga de amendoim

1 chávena de tâmaras Medjool 

1 ovo de linhaça

1 colher de chá de vinagre de maçã 

½ colher de chá de bicarbonato de sódio

1 colher de chá de canela (opcional)

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 180 graus.

Fazer o ovo de linhaça hidratando 1 colher de sopa de farinha de linhaça em 3 colheres de sopa de água.

Num processador, juntar as tâmaras até virarem uma pasta (é normal que forme uma bola)

Juntar os restantes ingredientes e processar por mais alguns minutos até formar uma massa. 

Com uma colher de gelado vá retirando bolas e adicione-as a uma assadeira com papel vegetal. 

Pressione-as com a mão até ficarem no formato de uma bolacha. A massa fica bastante úmida e é normal. Se quiser pincele óleo de coco nas mãos antes.

Leve ao forno e asse durante 15, se preferir bolachas mais macias, ou 20 minutos para bolachas mais crocantes.

Substituições

Se não tiver tâmaras Medjool pode usar tâmaras secas, mas deve deixá-las de molho durante algumas horas ou meia hora em água a ferver e retirar a água antes de processar. Elas vão precisar de um pouco de água para virar pasta. As tâmaras Medjool também podem ser substituídas por 1 chávena rasa de pasta de tâmaras.

Pode substituir a manteiga de amendoim por manteiga de amêndoa, ou manteiga de cajú se quiser uma bolacha mais neutra em termos de sabor.

Dica

Adicione uma colher de sopa de cacau em pó 100% para umas bolachas de chocolate deliciosas. 

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: