fbpx

Bolachas salgadas de sementes

Bolachas foi algo que nunca tive o hábito de fazer; bolos sim, mas bolachas não. Talvez por haver tanta opção nos supermercados. A outra razão é que demora algum tempo a entender os rácios dos ingredientes, a importância de cada um e chegar à receita ideal. 

O problema das bolachas de supermercado é que a maior parte é cheia de açúcar, aditivos e transgênicos e por isso muito pouco saudável. As opções menos saudáveis, são caras ou mais difíceis de encontrar. 

Este post fala sobre opções saudáveis de bolachas industrializadas para bebés e crianças.

E porque sempre achava que dava muito trabalho acabava por não comer muitas bolachas. Até à minha filha nascer. A amamentação exigia que eu comesse muito e de forma saudável e então aventurei-me no mundo das bolachas. Faço-o até hoje porque elas são uma ótima opção de snack para enviar para a creche.

Porque esta receita é tão boa

Estas bolachas são tão nutritivas que parecem mentira. São boas para comer puras e levar na mala ou na lancheira das crianças ou para comer com guacamole, húmus ou ricota.

Benefícios para a saúde

As sementes são uma fonte excelente de fibras (fundamental para regular o intestino), proteínas (essencial no crescimento de ossos, músculos, pele, órgãos, cabelos e unhas, e desenvolvimento do cérebro e sistema imune) e outros nutrientes e minerais. As sementes de sésamo são ricas em proteína, gorduras monoinsaturadas (as gorduras boas) e cobre. As sementes de girassol, assim como as sementes de sésamo têm boas quantidades de proteína e gorduras boas, além de vitamina E. A chia e a linhaça são fonte de ômega-3, proteína e antioxidantes. 

Quem pode consumir

Bebés a partir de um ano.

Receita

As bolachas da foto foram feitas em formato redondo, mas estas bolachas também podem ser assadas com a massa inteira e esticada numa assadeira e partida aos bocados depois de assadas.

Ingredientes

1 chávena de farinha de amêndoa

1 chávena de sementes de sésamo

1 chávena de sementes de girassol

½ chávena de sementes de chia

½ chávena de sementes de linhaça

½ colher de chá de sal

1 colher de chá de alho em pó

1 colher de chá de cúrcuma

1 colher de sopa de temperos secos (exemplo, manjericão e salsa ou salvia, tomilho e alecrim)

2 colheres de sopa de azeite

1 ¾ chávenas de leite de amêndoas ou água

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 170 graus. 

Num recipiente, misturar a farinha de amêndoa, as sementes, sal e temperos. 

Adicionar o azeite e depois o leite ou água. 

Misturar com as mãos até formar uma massa que dê para trabalhar. Se estiver muito seca, adicionar mais água, uma colher de sopa de cada vez. 

Transferir a massa para uma assadeira forrada com papel vegetal.

Pressionar a massa ao longo da assadeira até ficar com uma massa com espessura de 5 milímetros mais ou menos. 

Cortar as bolachas com um cortador de bolachas.

Assar por 25 minutos, virar a assadeira e assar por mais 25. Verificar as bolachas ao fim de 40 minutos. Retirar se já estiverem assadas. 

Substituições

Podes usar as sementes em combinações diferentes, mas isso pode alterar o sabor das bolachas. Podes usar quaisquer temperos que tenhas em casa e gostes (estas bolachas ficam deliciosas com um pouco de caril em pó) e podes não usar o alho em pó. Dá até para fazer com alho e ervas aromáticas frescas. 

Podes usar água no lugar do leite de amêndoa ou outro leite vegetal. 

Dicas

Para reduzir o trabalho pode se assar a massa inteira na assadeira  e cortar ou ao fim dos 25 minutos ou só no final. Deves usar uma faca porque a massa vai estar quente.

Estas bolachas são ótimas para comer entre as refeições principais. Algumas sugestões para acompanhá-las: húmus, guacamole ou mesmo abacate amassado, requeijão ou queijo fresco, cream cheese e salmão.

Conservar num frasco de conservas grande.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: