fbpx

Brownie de batata-doce e cacau

Demorei algum tempo a chegar à consistência ideal para este brownie, mas finalmente consegui. E esta receita é supreendentemente saborosa.

A batata-doce dá uma consistência fantástica a este brownie e não se sente o sabor. Este brownie também pode ser totalmente adaptado para ser oferecido a um bebé a partir dos seis meses. No entanto, na minha opinião, não há grande interesse em oferecer esta receita a bebés antes dos 12 meses.

Este brownie é excelente para fazer para uma festa, para a sobremesa, mas também é uma opção muito nutritiva e fácil de lanche para a praia.

Que ingredientes leva este brownie?

Esta receita é bem diferente da receita original de brownie, que leva manteiga, ovos, açúcar e farinha. É feita sem ovos e manteiga e por isso é uma boa opção para bebés com dietas vegan e para bebés com alergia alimentar.

Farinhas mais nutritivas: neste caso uso linhaça e aveia.

Mel: que é açúcar, mas aparece aqui em quantidade menor e pode até fazer sem ou substituir.

Manteiga de amendoim: A manteiga de amendoim contém proteína, gorduras e fibras para nutrir o corpo do bebé e anti-oxidantes (suporte da saúde do coração). O amendoim também é muito nutritivo: contém folato, vitaminas B6 e E e zinco (todos importantes para o desenvolvimento neurológico), cobre, vitamina B3 e magnésio.

Cacau: O cacau é uma das fontes mais ricas de polifenóis. É especialmente abundante em flavonóides, que possuem efeitos anti-oxidantes e anti-inflamatórios.

Como adaptar esta receita para bebés com menos de 2 anos?

Este brownie leva cacau e mel, ambos não podem ser oferecidos antes dos 2 anos. O mel, porque pode causar botulismo infantil e é fonte de açúcar. O cacau porque tem cafeína, que é um estimulante.

Mas é possível substituir ambos:

Mel: Retire completamente a fonte de açúcar da receita ou substitua por tâmaras. Pode simplesmente hidratar as tâmaras em água a ferver durante 10-15 minutos e adicionar as tâmaras ao processador, ou pode fazer uma pasta de tâmaras e incluir a mesma quantidade que usaria de mel. Veja como fazer pasta de tâmaras neste artigo.

Cacau: Substitua o cacau por farinha de alfarroba, que não tem cafeína. E por isso pode ser oferecida a bebés e crianças pequenas.

Brownies de batata-doce e cacau

Esta receita é surpreendentemente deliciosa. Ideal para uma festa, como sobremesa ou mesmo lanche, esta receita pode facilmente ser adaptada para oferecer a bebés a partir dos 12 meses.
Prep Time 10 mins
Cook Time 25 mins
Course Sobremesa
Cuisine American
Servings 1

Utensílios

  • Processador de alimentos

Ingredientes
  

  • 1 cup batata-doce cozida
  • 1/3 cup cacau em pó 100%
  • 1/4 cup manteiga de amendoim
  • 2 a 4 colheres de sopa mel
  • 1 colher de sopa farinha de linhaça
  • 3 colheres de sopa farinha de aveia
  • 1 colher de chá bicarbonato de sódio (opcional)
  • Pitada sal

modo de preparo
 

  • Pré-aquecer o forno a 180 graus.
  • Coza as batatas inteiras com casca no microondas durante 7-10 minutos. Vá virando as batatas a meio se necessário.
  • Deixe as batatas arrefecer, corte ao meio na vertical e retire a polpa.
  • Adicione todos os ingredientes ao processador e triture.
  • Transfira para uma assadeira pequena quadrada ou circular untada e asse por 20-30 minutos.

Notas

Substituições
A manteiga de amendoim pode ser substituída por qualquer oleaginosa. 
O mel pode ser substituído por agave, maple syrup, xarope de tâmaras, ou (a melhor opção), puré de tâmaras.
A farinha de aveia pode ser substituída por outra farinha a gosto.
Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: