fbpx
chips-kale

Chips de Kale

Os vegetais crucíferos como brócolos, couve-flor, kale, couve de bruxelas, couve coração, sabem muito melhor se ficarem ligeiramente queimados. Ficam bons cozidos, refogados, mas é no forno que eles ganham realmente sabor. 

“Mas eu já tentei de tudo e o meu filho odeia vegetais“. Vá por mim, se ainda não tentou oferecer chips de kale, faça uma última tentativa com esta receita. 

Porquê esta receita é tão boa

A primeira vez que ofereci kale à minha filha por volta dos 9 meses, ofereci cozi a kale e depois refoguei-a com alho mas ela não achou muita graça. Até que tentei fazer estes chips e ela comeu um prato inteiro.

Os chips de kale são cheios de sabor, tem consistência de batatas fritas e por isso é um sucesso entre as crianças, até as crianças mais selectivas ou chatas para comer. E por isso são uma forma excelente – e muito diferente – de adicionar vegetais à alimentação das crianças.

Assim como as batatas fritas, estes chips são melhores comidos na hora, mas também podem ser feitos com antecedência e conservados fora do frigorífico (a umidade vai amolecer as folhas). São uma boa opção para a lancheira das crianças

Normalmente faço-os só com sal, mas às vezes gosto de adicionar temperos. Páprica fumada é a melhor opção, mas estes chips de kale ficam ótimos também com cúrcuma, caril ou pimenta.

Benefícios para a saúde 

A kale é considerada um super alimento. Está entre os alimentos mais ricos em nutrientes do planeta. A kale é muito rica em vitamina K (100g de kale oferece mais de 1000% da dose diária recomendada), vitamina A (300% da DDR) e vitamina C (200% da DDR). Também contém manganês, vitamina B6, cálcio, cobre, potássio e magnésio. Também é rica em anti-oxidantes.

Quem pode consumir

Bebés a partir de 1 ano. Mas é importante que a kale esteja bem assada para se desfazer na boca. Embora esta receita seja muito fácil de fazer, é importante seguir o passo a passo para garantir que a kale fica bem assada e não fica mole ou não há talos que podem representar risco de asfixia.

Receita

Ingredientes

1 molho de kale (verde ou roxa)

1 a 2 colheres de sopa de azeite

Sal (opcional)

Temperos a gosto (opcional)

Modo de preparo

Cá em casa tivemos muitos chips queimados e moles até acertar com esta receita. Embora estes chips sejam muito rápidos e fáceis de fazer, é muito importante seguir o método de preparo para garantir que os chips de kale ficam perfeitos (crocantes sem ficar queimados).

Pré-aquecer o forno a 150 graus.

Remover os caules da kale1 e cortar grosseiramente as folhas com a mão. 

Lavar a kale e secá-la muito bem com uma toalha de pano ou papel – este passo é fundamental porque folhas úmidas dão chips moles.

Numa assadeira forrada com papel vegetal adicionar as folhas de kale.

Regar com o azeite (e especiarias caso estejas a usar) e misturar com as mãos para garantir que todas as folhas estão untadas com o azeite.

Espalhar as folhas pelo tabuleiro sem sobrepô-las – este passo também é muito importante para garantir que as folhas assam uniformemente

Adicionar sal.

Assar durante 20 a 25 minutos, ou até a kale estar seca, crocante e cozidas uniformemente. Rodar o tabuleiro a meio se necessário.

Notas:

1Os talos quando assados ficam muito rijos, fibrosos e muitas vezes grandes demais para a boca de um bebé ou criança. E por isso o bebé ou criança podem engasgar. Mas não precisa deitar os talos da kale no lixo. Pode lavá-lo, picá-los e usá-los no arroz ou congelar para usar mais tarde no arroz, na sopa ou em refogados. Para mais dicas para reduzir desperdício alimentar veja este artigo.

Substituições

Pode substituir o azeite porque qualquer óleo à sua escolha, de preferência saudável.

Dicas

Observe a kale de perto, espreitando o forno a cada 5 ou 10 minutos. Estes chips passam muito rápido do ponto perfeito para queimados. 

Para dar mais sabor à kale, pode aromatizar o azeite ou óleo: aquecer o azeite com cúrcuma em pó ou qualquer outro tempero ou erva aromática durante alguns minutos e reservar. Depois regar as folhas com esse azeite antes de ir ao forno. 

Pode servir estes chips de kale com queijo parmesão ralado.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: