fbpx
doce-frutos-vermelhos-chia

Doce de Frutos Vermelhos e Chia

Há muito que deixei de comprar doces e geléias. Às vezes ainda fico tentada – adoro doce de tomate e doce de abóbora – mas é só olhar para os rótulos que perco logo a vontade. A verdade é que os doces e geleias que compramos no supermercado são cheios de açúcar – entre 40 a 60% de açúcar! Mesmo os biológicos têm muito açúcar e são normalmente feitos com açúcar branco.

Porquê esta receita é tão boa

A verdade é que o açúcar não é usado nas geléias apenas para adoçá-las. O açúcar também permite dar o ponto da geléia; caso contrário, temos só um puré de frutas. A chia, que incha na presença de líquidos, dá consistência ao puré de frutas e faz com que fique muito parecido com a consistência de um doce ou geléia.

Os frutos vermelhos são as melhores frutas para fazer doces porque dão muito pouco trabalho: não é preciso tirar cascas e, tirando os morangos, não é preciso nem cortá-los. É só lavá-los e virá-los para uma panela. Depois com a ajuda de uma colher de pau ir amassando-os até atingir a consistência desejada (eu gosto de doces com poucos pedaços de fruta, algumas pessoas gostam de parte das frutas inteiras).

Dica: Embora agora já se vejam frutos vermelhos quase o ano todo nos supermercados, fora de época eles têm pouco sabor e são muito caros. Então normalmente, eu compro muitos frutos vermelhos no verão e depois congelo-os para ter sempre frutos vermelhos no congelador.

Quais os benefícios para a saúde

Os frutos vermelhos são excelentes para a saúde. São cheios de anti-oxidantes, nutrientes e são uma das frutas com menor carga glicêmica. O que os torna tão bons para a saúde é o facto de terem uma quantidade grande de fito-químicos, nutrientes que existem naturalmente no corpo e que ajudam a proteger as células contra danos.

Eles são uma excelente fonte de ácidos graxos ômega-3, ricos em anti-oxidantes, e fornecem fibra, ferro e cálcio. São ainda fonte de proteínas (28g de chia têm 5.6g de proteína).

Quem pode consumir

Embora a tâmara seja natural e muito nutritiva, ela é doce, então o ideal é esperar até aos 12 meses para começar a introduzir. Antes dos 12 meses, faça apenas com fruta e chia.

Receita

Ingredientes

2 chávenas de frutos vermelhos

3 colheres de sopa de chia

1 a 2 tâmaras Medjool

Modo de preparo

Numa panela, cozinhar os frutos vermelhos com a tâmara picada durante 20 minutos (ou até os frutos começarem a desfazer-se). Ir mexendo e amassando os frutos com uma colher.

Adicionar a chia e mexer.

Cozinhar por mais 5 minutos.

Passar a mistura para um recipiente de vidro com tampa esterilizado.

Guardar no frigorífico.

Substituições

Pode substituir a tâmara por xarope de ácer, mel, agave, xarope de tâmaras, açúcar de coco ou açúcar mascavado. Todos a partir dos 2 anos.

Dicas

Pode servir este doce em torradas com manteiga de amendoim, misturado em iogurtes ou overnights, em cima de panquecas ou como recheio de muffins e queques.

Pode substituir os mirtilos pelo doce, nesta receita de muffin de banana.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: