fbpx

Vá por mim, depois de fazer esta receita de gelatina de fruta, nunca mais compra gelatinas prontas!

As gelatinas prontas, embora muito associadas à infância, são alimentos muito pouco próprios para crianças e bebés. As gelatinas são basicamente açúcar, corante e água e a gelatina (de origem animal) usada também é de qualidade muito duvidosa infelizmente.

Esta gelatina é feita apenas com sumo de fruta, água e agar-agar. O agar-agar é feito a partir de uma alga e é uma alternativa maravilhosa (e muito mais saudável) à gelatina. Além disso é vegan e por isso pode ser consumido até por crianças que não consumam produtos de origem animal.

Além disso, esta receita de gelatina de fruta não leva qualquer tipo de açúcar. Pode ainda ser feita com qualquer sumo à sua escolha. Cá em casa adoramos a gelatina de maçã e de uva!

Para esta gelatina, uso um sumo pronto. Mas é um sumo feito apenas com maçã e água, sem concentrados, aditivos e sem açúcar. Cuidado na hora de escolher o seu sumo, porque há muitos no mercado que contém açúcar. Gosto muito do sumo da Hollinger ou da GutBio (ambos biológicos e 100% fruta).

Pode também usar qualquer sumo e fazer gelatinas de vários sabores! Para sumos mais concentrados, o ideal é reduzir a quantidade de sumo e aumentar a quantidade de água (algo tipo 50-50). Se fizer sumo em casa, garanta apenas que coa bem o sumo (o método de dupla coação com coador e fralda de pano é o ideal). Assim tem uma gelatina mais agradável.

Gelatina de fruta caseira

Uma nota sobre o agar-agar

O agar-agar é uma gelatina vegetal derivada de algas marinhas. A forma mais comum que se encontra no mercado é em pó. A da Vahine encontra-se em todos os supermercados. Em alguns supermercados também consegue encontrar da Cem Porcento na zona de produtos saudáveis. Em mercados biológicos há outras marcas disponíveis.

Já usei várias marcas diferentes e a verdade é que a capacidade de gelificante do agar-agar varia muito de marca para marca. Enquanto o da Markal (biológico) precisa de 6g para 1 litro de líquido, com o da Vahine só é necessário 4g. O mesmo com o da Cem Porcento.

gelatina de fruta caseira

Gelatina de fruta caseira

Esta gelatina de fruta caseira não leva açúcar e é vegan! É um lanche ou sobremesa super refrescante, ideal para os dias quentes de verão! Pode ser oferecida a bebés a partir dos 12 meses!
Prep Time 0 minutes
Cook Time 5 minutes
Course Lanche, Sobremesa
Cuisine Sem açúcar, Vegan
Servings 6 porções

Utensílios

  • Panela

Ingredientes
  

  • 800 ml sumo de maçã sem açúcar (ou outro sabor à escolha)
  • 200 ml água
  • 4 a 6 g agar-agar (ver quantidade na embalagem)

modo de preparo
 

  • Juntar a água e o sumo e aquecer numa panela em fogo alto.
  • Quando levantar fervura, adicionar o agar-agar e misturar bem.
  • Reduzir o fogo para médio-baixo e deixar borbulhar durante 5 minutos.
  • Transferir para os recipientes e quando arrefecer levar ao frigorífico por pelo menos 2 horas.

Notas

O poder gelificante do agar-agar varia muito de marca para marca. Por isso, para saber qual a quantidade a usar, consulte a embalagem e veja qual a quantidade recomendada para 1 litro de líquido.
Confirme também que a quantidade recomendada não é apenas para mousses, uma vez que queremos a gelatina um pouco mais conistente.
O agar-agar da Markal por exemplo, precisa de 6g para solidificar 1 litro de gelatina. Já o agar-agar da Vahine são 4g.
Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: