fbpx

Granola caseira

As granolas que são vendidas no supermercado normalmente têm muito açúcar refinado. Em mercados biológicos ou secções biológicas em grandes supermercados há granolas excelentes, mas são muito caras. 

Depois de fazer esta granola, nunca mais vai querer comprar granola cara na vida porque esta granola é deliciosa e mesmo muito fácil de fazer. Esta granola é uma receita fantástica para toda a família.

Como ela é adoçada, não deve ser dada a bebés com menos de 2 anos. Não só isso mas os frutos secos representam risco elevado de asfixia mesmo cortados. Então para bebés e crianças muito pequenas é preciso ter muito cuidado com o tamanho dos frutos secos. Mas é um complemento de pequeno-almoço delicioso e super nutritivo. Então para crianças com menos de 4 anos, ofereça a granola triturada.

Receita

Ingredientes

3 chávenas de aveia em grão (não pode ser farelo)

1 e 1/2 chávenas de uma mistura de amêndoas, nozes pecan, avelãs

1 chávena de mistura de sementes: girassol, linhaça, sésamo, abóbora, chia

1/2 chávena de xarope de ácer*

1/4 chávena de óleo de coco**

½ colher de chá de sal

1 colher de chá de canela em pó

1 chávena de flocos de coco (opcional)

1 chávena de banana desidratada (opcional)

Modo de preparo

Pré-aquecer o forno a 180 graus.

Picar as amêndoas, nozes e avelãs. É muito importante ter cuidado nesta fase para não deixar pedaços que possam representar risco de asfixia para o bebé ou criança.

Num recipiente misturar a aveia, a mistura de amêndoas, sementes, sal e canela.

Adicionar o xarope de ácer e depois o óleo de coco e misturar bem. 

O xarope e o óleo funcionam como uma cola que permite que a aveia forme aqueles pedaços maiores que são tão deliciosos. Se a aveia estiver muito separada, adicionar mais óleo de coco e/ou xarope de tâmaras. 

Adicionar os flocos de coco e misturar.

Passar a granola para uma assadeira com papel vegetal e assar durante 20 a 25 minutos, misturando pelo menos uma vez a meio.

Deixar a granola arrefecer por pelo menos 45 minutos.

Guardar num recipiente de vidro hermético

Substituições

Esta receita é muito versátil e a única coisa que não pode mesmo ser substituida é a aveia. Aqui deixamos uma lista de substituições possíveis:

Mistura de nuts: Pode usar uma única castanha ou uma mistura. As opções incluem amêndoas, nozes, nozes pecan, avelãs, castanha de cajú. Castanha do pará, macadâmia não funcionam porque se desfazem quando são cortadas. 

Mistura de sementes: Linhaça, girassol, chia, papoila, sésamo, sementes de abóbora.

Xarope de ácer: Pode ser substituído por xarope de tâmaras, mel, xarope de agave, xarope de arroz

Óleo de coco: Pode ser substituído por manteiga de amendoim, outra manteiga de frutos secos, azeite ou manteiga

Banana desidratada: Pode ser substituída por qualquer fruto seco como goji berry, passas, tâmaras picadas, arandos (cranberry), mirtilos. Mas aqui também é preciso ter muito cuidado com o tamanho dos frutos e o risco de asfixia.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: