fbpx

Neste artigo partilhamos uma sugestão de ementa semanal com cinco lanches para bebés dos 6 aos 12 meses, pensando em creches e berçários que (ainda) não dão alimentos em pedaços a bebés.

Todos os lanches são compostos por algum tipo de papa caseira, todas apropriadas para bebés desde os 6 meses de idade. Deixo algumas sugestões de substituições em cada refeição, mas lembrem-se que os bebés nesta fase, podem e devem comer (ou começar a comer) alimentos em pedaços. Se o seu bebé já come comida em pedaços, pode substituir qualquer um dos lanches por panquecas por exemplo.

Esta ementa de lanches para bebés é pensada para ser semelhante à maior parte das ementas dos berçários em Portugal: papas às segundas, quartas e sextas-feiras e iogurtes às terças e quintas-feiras. Mas quero dar opções mais nutritivas, sem açúcares adicionados e com alimentos mais naturais.

Alimentos que devemos evitar nos lanches dos bebés

Nesta fase, em que o bebé está a descobrir os alimentos e a desenvolver o seu paladar, é fundamental expor o bebé a alimentos naturais e evitar alimentos ultra-processados. Alguns alimentos que costumam estar presentes nos lanches de bebés em creches e berçários, mas que não devem ser oferecidos:

  • Papas infantis industrializadas com açúcar adicionado e/ou farinha hidrolisada
  • Iogurtes de aromas
  • Bolachas maria ou bolachas de água e sal
  • Fiambre
  • Creme de chocolate de barrar
  • Cereais de pequeno-almoço comuns
  • Leite com chocolate
  • Pão de leite
  • Bolos feitos com açúcar adicionado

Também devemos evitar dar apenas fruta cozida aos bebés, e em vez disso, dar preferência à fruta ao natural. Mesmo que tenham que esmagar antes de servir.

Sugestões de lanches para bebés até aos 12 meses

Lanche de segunda-feira

Papa de cevada, pera e canela

Acrescentar: manteiga de amêndoas e sementes de girassol caseira

DICA: Coza a pera a vapor enquanto faz a cevada. Use parte da pera na papa e outra parte ofereça ao bebé em BLW (veja como oferecer a pera a bebés aqui)

Lanche de terça-feira

Papa adormecida de aveia e iogurte com papaia

Acrescentar: manteiga de amêndoas e sementes de girassol caseira

Lanche de quarta-feira

Lanche principal:

Papa de aveia e banana

Acrescentar: Sementes de chia e manteiga de amendoim

Lanche de quinta-feira

Iogurte com puffs de trigo e kiwi

Pode misturar manteiga de amêndoas e girassol ao iogurte

Uma nota sobre o preço:

Uma colher de sopa de puffs pesa 3 gramas. Assumindo que um bebé come 2 colheres de sopa, são 5-6 gramas por refeição. Uma embalagem de 150 gramas de puffs rende 30 refeições. Cada refeição sai por 0,05€. Para comparação, 2 bolachas maria da marca Cuetera custam 0,0625€.

Lanche de sexta-feira

Pudim de chia e framboesas (pode fazer o pudim de chia com leite materno ou fórmula!)

Panquecas de aveia

DICA: Fazer papa de aveia a mais na quarta-feira e transforma-las em panquecas na sexta-feira.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: