fbpx

Leite com chocolate sem açúcar

Um favorito entre as crianças, este leite com chocolate é muito mais saudável do que os achocolatados industrializados, que contém muito açúcar – mais precisamente entre 30 a 50g de açúcar -, mas ainda assim é muito saboroso. As tâmaras são uma excelente opção para adoçar as bebidas das crianças, além de serem muito nutritivas.

Além disso, este leite com chocolate saudável é vegan. E o melhor? Neste post ainda ensinamos como fazer leite de aveia. No entanto, para bebés com mais de 12 meses, pode sempre usar leite de vaca.

Este leite com chocolate pode ser feito com qualquer leite vegetal ou mesmo leite de vaca ou leite de cabra. No entanto, gosto de usar o leite de aveia por várias razões: tenho sempre aveia na despensa para fazer as papas de aveia ou papas de iogurte; este leite faz-se na hora, não é preciso demolhar; é muito fácil de triturar, mesmo com uma varinha mágica ou liquidificador simples; e o leite de aveia é o mais barato de todos os leites vegetais – 1 litro de leite custa menos de 30 cêntimos!

A partir de que idade os bebés podem consumir este leite

O cacau contém cafeína por isso deve se esperar até aos 2 anos para começar a incluir na alimentação do bebé. Para bebés menores, pode usar alfarroba.

O que vai precisar

Leite de aveia: Pode fazer o leite de aveia em casa, é muito fácil e muito barato. Se for usar um leite de aveia industrializado, opte por um leite biológico e garanta que não tem açúcar adicionado, ou outros ingredientes menos bons, como óleo, sal ou aditivos na composição.

Liquidificadora ou varinha mágica: Prefiro liquidificadora porque tritura melhor as tâmaras.

Coador: Se já tiver o leite de aveia feito, qualquer coador serve. Se for fazer o leite ainda, deve usar uma fralda de pano ou coador de leite vegetal.

Garrafa de molho de tomate reutilizada para conservar o leite

Receita

Ingredientes

1 chávena de leite de aveia

1 a 2 colheres de sopa de cacau 100% em pó

1 tâmara

Gelo (opcional mas muito bom para dias quentes)

1 colher de sopa de manteiga de amêndoas ou amendoim (opcional)

Outros opcionais: para obter um leite com chocolate mais cremoso pode usar meio abacate ou 1 banana pequena congelada.

Modo de preparo

Deixar a tâmara de molho em água a ferver durante 15 minutos.

Bater todos os ingredientes, coar e servir. 

Dicas

Eu uso 2 colheres de sopa de cacau porque tanto eu como a minha filha gostamos do sabor intenso de chocolate. Para uma versão mais suave, usar apenas 1 colher de sopa. É muito importante usar cacau 100%, uma vez que qualquer outra versão de chocolate em pó tem açúcar. O Nesquik por exemplo é 62% açúcar. Sei que o Celeiro tem um achocolatado adoçado com açúcar de coco, mas nunca experimentei. 

Para uma versão mais cremosa, tipo smoothie de cacau, substituir o gelo por uma banana madura congelada. Fica delicioso!

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: