fbpx

Como fazer leite de coco caseiro

Acho que usamos leite de côco desde sempre cá em casa. Usamos em comidas salgadas, bolos e doces e, mais recentemente, em batidos, papas de aveia e até mesmo sopas.

Há uma grande variedade de leites de côco no mercado: em lata, em vidro ou em caixa. Mas há problemas com quase todas. As latas são quase todas revestidas com BPA e por isso devem ser consumidas com muita moderação e devem ser evitadas para bebés antes dos 2 anos. O leite de côco de vidro seria a opção ideal mas a maior parte tem muito mais ingredientes que apenas coco. O leite de coco de caixa é a melhor opção só que é mais caro e muitas vezes tem açúcar e outros aditivos.

Como não consumimos leite de coco com muita frequência (usamos uma vez por mês no máximo) prefiro sempre fazê-lo em casa. O processo é um pouco demorado, especialmente na parte de cortar o coco, então deixamos duas receitas: uma feita com coco fresco e uma com coco ralado, que é bem mais rápida e fácil de fazer.

O coco tem muitos benefícios para a saúde, especialmente dos bebés e criança. É muito rico em manganês (essencial para ossos saudáveis). Também é rico em cobre e ferro (ajudam na formação de glóbulos vermelhos) e selênio (um antioxidante que protege as células). O côco também é rico em gorduras, nomeadamente triglicerídeos de cadeia média (TCM). O nosso corpo metaboliza os TCM absorvendo-os diretamente do intestino delgado e usando-os para obter energia, diferente de outros tipos de gorduras,.

Como abrir um coco

Começar por retirar a água do coco:

Uma das extremidades do côco seco tem três buracos (como na foto). Um desses buracos é mole e os outros muito rijos.

Comece por furar o buraco mole com um abridor de garrafas ou mesmo uma chave de fendas e retire a água para um copo. Essa água pode ser bebida, por isso se não consumir logo, pode guardá-la no frigorífico por um dia.

Assar o coco por 20 minutos:

O calor vai fazer com que a casca abra, tornando o processo de descascar o coco muito mais simples. Alternativamente, pode ligar um bico do fogão e pôr o coco diretamente no calor, mas precisa virá-lo manualmente (com uma espátula).

Descascar o coco:

Aqui pode usar a sua criatividade! Pode bater com um martelo, atirar o coco ao chão… Mas é importante fazer isto com luvas ou um pano, porque o coco sai quente do forno. A casca vai sair facilmente.

Quanta água usar

A água a usar depende da consistência que quer dar ao leite:

Se for para batidos, papas de aveia, sopas, arroz ou para usar em bolos pode fazer esta receita com 3 a 4 chávenas de água.

Se quer uma consistência mais cremosa para fazer um caril, moqueca, papas de bebé ou sobremesas, use apenas 1 a 2 chávenas. 

É preciso coar o leite de coco?

Todos os leites vegetais deixam resíduo e por isso precisam ser coados. O ideal é usar um pano em vez de um coador de metal porque eles deixam sempre passar um pouco do resíduo.

DICAS DE SUSTENTABILIDADE:
Use as fraldas de pano do seu bebé (aquelas que usamos para o bebé arrotar) para coar o leite!

Aproveite o resíduo do leite para fazer bolachas de coco! Em breve teremos uma receita no blog!

Receita de leite de coco 1:

Ingredientes

1 coco fresco

Água 

Modo de preparo 

Fazer um buraco no coco e retirar a água.

Partir o coco, retirar a carne de dentro (ela tem uma pele castanha por fora, é normal e não é suposto retirar).

Bater no liquidificador com a água.

Coar e guardar numa garrafa de vidro esterilizada e com tampa.

Este leite de coco caseiro pode ser conservado no frigorífico por até três dias, por isso se o fizer é importante planear a semana para garantir que não há desperdício.

Como fazer leite de coco com coco ralado seco

Para fazer leite de coco com coco ralado, é importante escolher um coco ralado que seja de boa qualidade e contenha apenas coco. Surpreendentemente algumas marcas de coco ralado adicionam outros ingredientes ao coco ralado. Os mercados biológicos como o Miosótis, Celeiro ou Go Natural costumar ter ótimas opções.

Receita de leite de coco 2:

Ingredientes

1 chávena de coco ralado

4 chávenas de água

Aquecer a água numa panela ou microondas até quase ferver.

Adicionar o coco ralado e depois a água num liquidificador e bater.

Coar o leite e guardar numa garrafa de vidro esterilizada e com tampa.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: