Esta receita de muffins de especiarias é sem glúten e sem açúcar, e por isso é perfeita para bebés alérgicos ao trigo ou celíacos. Também podem ser consumidos por bebés e crianças com diabetes.
Estes muffins de especiarias são absolutamente deliciosos, são fofinhos e, como não têm açúcar – são adoçados apenas com banana -, podem ser oferecidos a bebés desde os 6 meses. É também uma receita fantástica para fazer com os seus filhos, porque são mesmo fáceis de fazer!
E caso se esteja a perguntar, as especiarias podem sim ser oferecidas a bebés desde os 6 meses. Veja mais sobre temperos na alimentação do bebé neste artigo.
Quais são os ingredientes destes muffins de amêndoas e especiarias?
Farinha de amêndoas: criei esta receita de muffins para a minha mãe, que descobriu recentemente que tem diabetes do tipo I. Para quem não sabe, é uma doença auto-imune e, no caso da minha mãe, o pâncreas deixou de produzir insulina. Por isso qualquer tipo de hidrato de carbono causa picos de açúcar no sangue.
Nunca testei esta receita com outra farinha, mas acredito que seja possível substituir a parte da farinha de amêndoas na mesma proporção por farinha de outra oleaginosa (amendoim, castanhas de caju, nozes, avelãs) ou por farinha de coco. Se quiser usar uma farinha comum, como trigo ou aveia, provavelmente terá de usar uma quantidade maior.
Banana: Que ajuda adoçar os muffins. Pode substituir por puré de maçã, caso não goste de banana, mas por causa das especiarias, este bolo não tem sabor de banana.
Bebida vegetal: Uso bebida vegetal porque não consumimos leite de vaca cá em casa. Se tiver um bebé com mais de 12 meses e ela ou ele já tiver sido exposto ao leite de vaca, pode usá-lo.
Veja aqui boas opções de marcas de bebidas vegetais.
Azeite: Uma fonte de gordura do bem e temos a sorte de termos azeite de imensa qualidade em Portugal a custo baixo. Mas pode usar outro óleo como óleo de coco, óleo de girassol. Se estiver num país onde o óleo de abacate é mais acessível, ele é uma opção excelente!
Ovos: Como estes muffins não têm glúten, os ovos têm um papel importante na consistência. Talvez consiga substituir um ovo por 1/4 de chávena de iogurte (60ml), mas ainda não testei substituir os dois.
Especiarias: Uso canela e gengibre e elas dão um sabor incrível a este bolo! Acho mesmo que são indispensáveis!
Psyllium husk: É um ingrediente que não costumo usar, mas que é muito usado em receitas sem glúten. É uma fibra que ajuda a dar liga e elasticidade a bolos e pães sem glúten. Pode encontrar em mercados e mercearias biológicas.
Alergénicos nesta receita
Esta receita tem dois alergénicos comuns: o ovo e as amêndoas. Ambos podem ser introduzidos a partir dos 6 meses. Mas deve expor o bebé a estes dois alimentos separadamente e com os cuidados habituais e só depois deve oferecer estes muffins.
Além disso, em teoria qualquer alimento pode causar alergia alimentar e por isso devemos evitar oferecer receitas com muitos ingredientes novos para o bebé.
Leia mais sobre a introdução de alergénicos neste artigo.

Muffins de amêndoas e especiarias
Utensílios
- Forno
Ingredientes
- 2 ovos
- 1/2 chávena banana amassada
- 1/2 chávena bebida vegetal
- 1/3 chávena azeite
- 1 colher de chá vinagre de maçã (ou sumo de limão)
- 1,5 chávenas farinha de amêndoas
- 2 colheres de chá psyllium (opcional)
- 1 colher de chá canela me pó
- 1 colher de chá gengibre em pó
- 2 colheres de chá fermento para bolos
modo de preparo
- Pré-aquecer o forno a 180º.
- Untar 12 formas de muffins com um pouco de óleo e farinha.
- Amassar a banana.
- Numa tigela, juntar a banana amassada, os ovos, a bebida vegetal, o azeite e o vinagre.
- Acrescentar a farinha de amêndoas, psyllium, especiarias e fermento e misturar.
- Transferir para as formas e assar por 25 a 30 minutos ou até o palito sair seco.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.