fbpx

A partir dos 12 meses mais ou menos, o pão começa a ser uma opção viável de pequeno-almoço. E surge a dúvida entre os pais: o que usar para barrar no pão dos bebés?

O pão pode ser introduzido antes dos 12 meses, especialmente como veículo para introduzir alimentos ricos em ferro (exemplo: paté de fígado ou húmus), mas são precisos alguns cuidados. Explicamos tudo sobre a introdução do pão neste artigo.

Nós associamos sempre o pão do pequeno-almoço à manteiga, queijo ou fiambre. E embora a manteiga seja fonte de gordura saturada, ela não está proibida na alimentação infantil. Deve apenas ser oferecida com moderação. Já o fiambre deve ser completamente evitado por ser um alimento ultra-processado.

Mas a verdade é que há tantas coisas que podemos oferecer, especialmente para um bebé com o paladar em desenvolvimento.

E o pequeno-almoço é uma ótima forma de acrescentar mais vegetais ou até fontes de ferro à alimentação do bebé. Lembre-se sempre de incluir uma fruta rica em vitamina C sempre que incluir uma fonte de ferro vegetal no pequeno-almoço do bebé.

7 ideias de alimentos para barrar no pão

1. Ricotta

A ricotta é um dos queijos com menor teor de sal e por isso é fantástico para bebés. Além disso, ao contrário de alguns queijos, não representa risco de engasgo.

Porque tem sal (0,4 gramas por 100g), deve ser oferecida com moderação antes dos 12 meses.

2. Manteiga de oleaginosas

Manteiga de amendoim, de amêndoas ou castanha de caju são opções nutritivas para barrar no pão. Pode fazer a sua própria manteiga em casa (ver receita de manteiga de amêndoas aqui) ou comprar no supermercado ou em lojas bio. Certifique-se que a manteiga é feita apenas com amendoim, amêndoa ou castanha de caju.

Pode servir apenas a manteiga barrada no pão ou acrescentar fatias finas de banana, framboesas esmagadas ou outra fruta à sua escolha.

A manteiga de oleaginosas em grande quantidade por formar uma massa na boca do bebé que pode bloquear as vias respiratórias. Por isso barre sempre o pão com uma quantidade pequena.

3. Abacate

Só precisa amassar o abacate com um garfo e barrar no pão. Pode adicionar um pouco de azeite ou limão. Para tornar o pequeno-almoço mais rápido pode preparar o abacate na véspera. Nesse caso, pingue algumas gotas de limão para evitar que o abacate oxide e fique escuro.

4. Húmus

O húmus é um alimento fantástico era das uma ótima forma de adicionar uma fonte de ferro fora das refeições principais.

Além de nutritivo, o húmus é muito fácil de fazer e pode ser feito com antecedência e congelado em doses individuais. Depois é só descongelar no frigorífico durante a noite.

Pode tornar o húmus ainda mais nutritivo e acrescentar vegetais. Alguns exemplos: cenoura, beterraba, espinafres.

5. Paté de tofu

A receita de paté de tofu que está no site é feita com grão-de-bico, mas pode fazer apenas com tofu. Ambas as versões são muito saborosas e fonte de ferro. Também podem ser feitas com antecedência.

6. Compota de fruta e chia (sem açúcar)

Esta compota é deliciosa! É feita apenas com fruta e chia (que lhe dá a consistência de compota sem ser preciso o açúcar). Também é muito fácil de fazer e pode fazer com antecedência e guardada no frigorífico. Pode usar apenas a compota ou barrar o pão com manteiga de oleaginosa e compota.

7. Ovo

O ovo também é uma fonte de ferro. Pode oferecer um ovo mexido ou uma omelete ao lado de uma fatia de pão, ou amassar o ovo mexido com um garfo e espalhar no pão. Gosto muito de acrescentar um pouco de ricota ao ovo mexido antes de servi-lo.

Ao contrário do que se acha, não é necessário limitar o número de ovos a 2 ou 3 por semana. O ovo é fonte de proteína, ferro, colina (importante para várias funções críticas no corpo humano), além de várias vitaminas e minerais.

Fonte:

Zeisel SH, da Costa KA. Choline: an essential nutrient for public health. Nutr Rev. 2009;67(11):615-623. doi:10.1111/j.1753-4887.2009.00246.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: