Estes ovos da Páscoa sabem a Ferrero Rocher mas são feitos apenas com ingredientes bons e não têm açúcar refinado. Além disso, explico como adaptar para bebés a partir dos 2 anos. Se tem um bebé com menos de 2 anos, veja esta receita de ovo da Páscoa para bebés.
No ano passado, fizemos uma caça aos ovos com estes ovos. Foi um sucesso tão grande que a Madalena já está há um mês a perguntar se já é Páscoa.
Este ano quis tentar criar uma receita mais elaborada, porque vou fazer ovos para adultos também. Então criei esta versão de ovo de Páscoa que parece um bom-bom Ferrero Rocher.
É uma receita crua, ou seja, não precisa de ir ao lume e só tem de levar ao frigorífico. Em baixo explico como adaptar para bebés e crianças pequenas.
Estes ovos da Páscoa saudáveis levam apenas 6 ingredientes:
Manteiga de castanha de caju. Mas pode usar manteiga de avelãs ou de amêndoas. Só não recomendo usar manteiga de amendoim porque dá um sabor muito forte.
Cacau 100%
Geleia de arroz
Óleo de coco
Chocolate 90%
Avelãs

Como adaptar para crianças pequenas
Além de terem geleia de arroz, estes ovos têm uma consistência que pode ser mais desafiante para bebés. Por isso não os aconselho para bebés com menos de 2 anos.
Para crianças com menos de 4 anos só é necessária uma pequena adaptação: o ideal é não usar a avelã inteira no meio porque representa risco de engasgamento.
Em relação à camada externa, pode usar avelãs, desde que muito bem picadas, Se preferir pode substituir por flocos de milho picados ou puffs de millet ou quinoa.
Outras substituições que pode fazer para crianças pequenas:
- O cacau por farinha de alfarroba
- A geleia de arroz por pasta de tâmaras
Usei papel prateado colorido para envolver os ovos para a caça aos ovos. Também vou fazer um caminho de pegadas de coelhos para ela procurar os ovos no jardim e colocar um coelho em cada ovo. Podem fazer o download dos templates gratuitamente aqui.
Como envolver os ovos da Páscoa?
Se os ovos forem apenas para colocar na mesa, pode optar até por não não envolver os ovos. Mas se quiser decorá-los, ou se for fazer uma caça aos ovos com as crianças, o melhor é embrulhar os ovos. Há várias opções disponíveis:
- Papel prateado colorido (são folhas feitas mesmo para envolver os ovos e foi o que usei o ano passado)
- Papel de seda colorido. É um papel muito fino, usado mesmo para embrulhos e consegue encontrá-lo em lojas de material escolar ou mesmo alguns supermercados
- Para uma versão mais sustentável, pode optar por usar papel de embrulho usado ou de embalagens, como os que envolvem as roupas compradas online.
Uma atividade muito gira para fazer com as crianças é pintar papel reutilizado e depois usar esse papel pintado para envolver os ovos!

Ovos da Páscoa
Ingredientes
- 4 cl sopa manteiga de caju ou avelãs
- 3 cl sopa cacau em pó 100% ou farinha de alfarroba
- 2 cl sopa geleia de arroz ou pasta de tâmaras
- 1 cl sopa óleo de coco
- 8 avelãs (+5 anos)
Para a cobertura
- 50 g chocolate 90%
- 1/2 cl sopa óleo de coco
- avelãs picadas q.b. ou flocos de milho picados
modo de preparo
- Numa tigela, misturar a manteiga, cacau, geleia de arroz e óleo de coco.
- Levar ao frigorífico por pelo menos 30 minutos.
- Picar grosseiramente o chocolate e derreter juntamente com o óleo de coco no microondas por 1 minuto. Parar 3 vezes para misturar o chocolate.
- Deixar o chocolate arrefecer alguns minutos à temperatura ambiente e adicionar as avelãs picadas (ou flocos de milho picados ou puffs de quinoa)
Formar os ovos:
- Retirar uma colher de sopa da massa e fazer uma bola.
- Espalmar com o dedo indicador, colocar a avelã e fechar.
- Formar novamente uma bola, passar pelo chocolate e colocar num prato.
- Repetir até ter 8 ovos.
- Conservar no frigorífico.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.