Criei esta receita de ovos da páscoa para bebés depois de uma caça aos ovos que a Madalena teve na escola quando tinha 2 anos. São super saudáveis, deliciosos e podem ser oferecidos a bebés desde os 6 meses.
Não tinha a receita dos ovos da escola mas sabia que eram feitos com amêndoas, cacau e tâmaras. Então decidi adaptar uma receita antiga que tinha de Nutella saudável e criei estes ovos. Ficaram deliciosos e toda a família comeu!
Estes ovos são sem cacau (o cacau tem cafeína e por isso deve ser evitado antes dos 2 anos), sem açúcar refinado e são vegan (não têm lactose nem ovos). Por isso podem ser consumidos por bebés a partir dos 12 meses e bebés com alergias alimentares como a alergia ao ovo ou APVL.
Posso oferecer estes ovos da Páscoa a bebés com menos de 12 meses?
Estes ovos não são apropriados para bebés com menos de 12 meses por duas razões:
- A consistência pode representar risco de engasgamento. Na verdade, até aos 18 meses vai depender muito do bebé (exposição a sólidos anterior, mastigação, entre outros)
- As tâmaras têm quantidades elevadas de açúcar e por isso devem ser evitadas antes dos 12 meses.
Para bebés antes dos 12 meses ou mais velhos (caso não esteja confiante com a consistência) experimente fazer panquecas ou bolos em formato de coelho e faça à mesma a caça aos ovos!

Ovos de Páscoa para bebés
Utensílios
- 1 Bimby ou processador de alimentos
Ingredientes
- 150 g avelãs ou outra oleaginosa (pode usar farinha no lugar)
- 1/2 chávena tâmaras Medjool 6 tâmaras
- 2 1/2 colheres de chá farinha de alfarroba
Para envolver (opcional):
- Farinha de alfarroba
- Coco ralado
- Farinha de alfarroba + coco ralado
modo de preparo
- Pré-aquecer o forno a 180º.
- Demolhar as tâmaras em água a ferver durante 15 minutos.
- Assar as avelãs durante 5 minutos.
- Com um pano por cima das avelãs, pressioná-las para retirar a casca.
- Triturar as avelãs até obter uma farinha fina.
- Coar as tâmaras e retirar os caroços.
- Juntar as tâmaras e a farinha de alfarroba e triturar mais alguns minutos.
- Quando obtiver uma mistura homogénea, parar de triturar.
- Formar os ovos de Páscoa, passar na farinha de alfarroba e/ou coco ralado e conservar no frigorífico até servir.
Para a caça aos ovos do bebé
Envolver os ovos com papel crepe de várias cores.
Imprimir decalques de pegadas de coelho (pode encontrar aqui).
Colar os decalques no chão na direção dos ovos.
Para bebés pequenos (12 meses ou mais) usar apenas uma localização e para bebés mais próximos dos 2 anos usar mais do que uma localização.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.