fbpx

Estas panquecas de beterraba são um lanche ou pequeno-almoço fantástico para bebés e crianças! São também uma ótima opção para a lancheira das crianças.

Se está à procura de uma forma de incluir beterraba na alimentação do seu bebé ou se tiver uma criança mais velha selectiva com vegetais, esta receita é perfeita! Estas panquecas têm uma cor fantástica cor-de-rosa e são feitas com beterraba mas não se nota no sabor!

Estas panquecas podem ser introduzidas a partir dos 6 meses se estiver a fazer baby-led weaning (BLW), mas convém introduzir o ovo primeiro. Se amamentar, pode usar o seu leite no lugar da bebida vegetal.

O que levam estas panquecas de beterraba:

Beterrabas cozidas: neste artigo explico uma forma muito fácil de cozer beterrabas. Alternativamente pode assa-las

Banana: a banana ajuda na consistência das panquecas mas também serve para adoçar (estas panquecas não levam nenhum tipo de açúcar). Mas se tiver um bebé alérgico a banana pode usar puré de maçã. Já experimentei e funciona.

Ovo: Nunca experimentei mas acredito que resulte usar um ovo de linhaça ou chia. Assim tem umas panquecas vegan.

Leite: uso normalmente o que tenho em casa. Pode ser ser leite de vaca ou bebida vegetal. Também pode usar água. Ainda não testei o iogurte mas é possível que resulte também.

Farinha: Uso farinha de espelta. Mas pode usar farinha de aveia, farinha de trigo ou alguma mistura de farinhas sem glúten.

Chia: É opcional mas eu gosto de adicionar sementes às receitas sempre que possível.

Uma nota sobre a beterraba:

Alguns profissionais de saúde recomendam não introduzir beterraba até aos 12 meses. A razão prende-se com o facto da beterraba ter nitratos. Mas isto não é uma razão para evitar completamente a beterraba, senão oferecê-la com moderação. Para ter uma ideia, também a cenoura tem nitratos e aparece como alimento permitido Até porque de acordo com os principais órgãos de saúde não há restrições nos vegetais a oferecer. Ou seja todos podem ser oferecidos desde os 6 meses.

Cozer a beterraba separadamente e descartar a água ajuda a reduzir os nitratos. E como com tudo na alimentação do bebé, a regra é variar!

panquecas de beterraba

Panquecas de beterraba

Estas panquecas tem uma cor maravilhosa e são feitas com beterraba. Perfeitas para bebés a partir dos 6 meses a fazer BLW. Ou para a lancheira das crianças.
Prep Time 2 minutes
Cook Time 8 minutes
Course BLW, Lanche
Cuisine Com opção sem lactose, Com opção vegan
Servings 12 mini-panquecas

Utensílios

  • Bimby ou liquidificadora

Ingredientes
  

  • 60 g beterraba cozida
  • 1 ovo
  • 60 ml leite ou bebida vegetal (52 g)
  • 1 colher de sopa azeite (15 ml ou 14 g)
  • 1/4 cup banana madura (1 banana média ou 65 g)
  • 1 cup farinha de espelta
  • 1/2 colher de chá fermento

modo de preparo
 

  • Na liquidificadora:
  • Juntar todos os ingredientes líquidos e triturar até obter um creme homogéneo.
  • Transferir a mistura para um bowl e juntar a farinha e o fermento.
  • Aquecer uma frigideira em fogo médio-alto. Quando estiver quente, reduzir para médio-baixo e grelhar as panquecas dos dois lados, mais ou menos 4 a 5 minutos de cada lado.

Para a Bimby:

  • Na opção de balança pesar:
    60 g de beterraba cozida
    52 g de leite ou bebida vegetal
    65 g de banana madura
    14 g de azeite
    1 ovo (55 g)
  • Triturar 30 seg / vel 7.
  • Abrir o copo e adicionar:
    130 g de farinha de espelta
    1/2 colher de chá de fermento (2 g)
  • Triturar 15 seg / vel 5.
  • Aquecer uma frigideira em fogo médio-alto. Quando estiver quente, reduzir para médio-baixo e grelhar as panquecas dos dois lados, mais ou menos 4 a 5 minutos de cada lado.

Notas

Substituições:
Para uma versão vegan: Substituir o leite por bebida vegetal à escolha (evite apenas bebida de arroz para crianças com menos de 4 anos) e o ovo por 1 “ovo” de linhaça ou de chia.
Para uma versão sem glúten: Substituir por farinha de aveia sem glúten ou por um mix de farinha sem glúten. Se usar apenas farinha de arroz integral ou de trigo sarraceno, pode precisar de acrescentar um pouco mais de líquido.

Fontes:

EFSA balances the consumer risks from nitrate in vegetables with the benefits of a balanced diet high in vegetables and fruit. 2008.

EFSA assesses possible health risk for children from nitrate in leafy vegetables. 2010.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: