fbpx

Para mim migas de feijão é comida de conforto e a minha mãe sempre fez muitas vezes em casa. Além de delicioso, é muito nutritivo (tem feijão, couve portuguesa e broa de milho).

As migas de feijão são um excelente acompanhamento para um peixe no forno ou para carne de porco. Para uma versão vegan, pode acompanhar com tofu panado ou com arroz e salada.

Refeição para toda a família

Uma forma de reduzir muito o preparo das refeições e perder menos tempo na cozinha é fazer comida para toda a família.

Mesmo que tenha um bebé ou criança pequena, muitas receitas (como é o caso desta) só precisam de pequenas alterações sem ter necessidade de fazer duas refeições completamente diferentes.

Então para fazer as migas de feijão para toda a família só tem de:

Picar bem a couve: fios inteiros de couve para caldo verde podem causar engasgamento em bebés e crianças pequenas. Só precisa picar antes de cozinhá-las.

Substituir a broa: O pão, especialmente se tiver pedaços maiores, pode ser perigoso para o bebé comer. Substitua a broa por millet cozido, arroz integral ou quinoa.

Faça as migas começando pelo feijão e couve. Separe a parte do bebé, esmague ligeiramente o feijão com um garfo e misture o millet (ou arroz ou quinoa) e à refeição da família adicione a broa ligeiramente frita em azeite.

Para uma refeição completa para o bebé, pode adicionar peixe cozido ou assado às migas ou servir o peixe separadamente.

Receita

Ingredientes

4 dentes de alho grandes

2 chávenas de feijão frade cozido*

2 chávenas de couve portuguesa picada

2 chávenas de broa de milho esfarelada

2 a 4 colheres de sopa de azeite

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Picar os dentes de alho.

Refogar metade em duas colheres de sopa de azeite.

Quando o alho estiver dourado, adicionar a broa.

Fritar a broa no azeite até ter absorvido todo o azeite.

Reservar a broa.

Na mesma panela, adicionar 1 a 2 colheres de sopa de azeite e o resto do alho e fritar.

Adicionar a couve picada e cozinhar no azeite. Se necessário adicionar um pouco de água para cozer a couve.

Quando a couve estiver cozida, adicionar o feijão e refogar por mais alguns minutos.

Se for fazer migas para o bebé: separar a parte do bebé e misturar com millet, arroz ou quinoa cozida. Pode também adicionar peixe.

Adicionar a broa de milho, misturar e servir.

Notas:

1 1 chávena de feijão frade seco rende 3 chávenas de feijão cozido.

2 Não usar feijão enlatado para bebés com menos de 2 anos.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

%d bloggers like this: