fbpx
Panquecas de Amêndoa

As Melhores Panquecas de Amêndoas

Cá em casa adoro panquecas de banana. A banana é uma forma muito saudável de adoçar receitas e é por isso um ótimo substituto do açúcar. Já disponibilizamos uma receita de panquecas de banana no blog, mas essa receita leva ovos e por isso decidi criar uma opção vegan das panquecas de banana.

Esta receita de panquecas de banana vegan precisou de alguns testes até chegar a esta versão. E ela é um sucesso! Aos 2 anos a minha filha é capaz de comer 3 a 4 mini-panquecas de banana ao lanche. Para mim é ótimo, porque estas panquecas são um lanche completo e muito saudável. 

Porquê esta receita é tão boa

Estas panquecas de amêndoa são as panquecas de banana levadas a um outro nível. Têm uma consistência fantástica, como algo entre uma panqueca e um bolo, a amêndoa dá ainda mais nutrientes e são vegan! Não levam ovos, leite e são sem glúten!

São uma excelente opção para o pequeno-almoço ou para o lanche de bebés e crianças (quer para comer em casa, quer para levar na lancheira para a creche ou escola).

Para bebés mais pequenos, faça estas panquecas em tamanho menor para o bebé conseguir agarrá-las com facilidade.

Panqueca em tamanho ideal para o bebé agarrar com a mão.

Benefícios para a saúde

As bananas são fonte de fibras, potássio, vitamina B6 (uma banana de tamanho médio pode fornecer até 33% do valor diário de vitamina B6), vitamina C e vários antioxidantes e fitonutrientes.

As amêndoas são uma fonte excelente de proteínas, gordura monoinsaturada (a saudável, que ajuda a manter os níveis de colesterol bom elevados) e fibras. Por outro lado, são pobres em hidratos de carbonos, tornando-os um snack muito saudável. São também fonte de nutrientes como vitamina E, selênio, zinco, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B, especialmente vitamina B7 (ou folato e biotina).

Quem pode consumir

Bebés a partir dos 9 meses em fase da introdução da alimentação complementar. É importante introduzir esta receita após ter feito a introdução dos frutos secos na alimentação complementar do bebé para garantir que não há alergia. 

Substituir a banana

Se não gosta ou não quer usar banana nesta receita, substitua a banana por puré de abóbora ou puré de batata doce (1/3 a 1/2 chávena). Nesse caso pode adicionar mais especiarias como cravinho, gengibre em pó, noz moscada, que combinam tão bem com a abóbora ou a batata doce!

Receita

Faz 4 panquecas ou 8 mini-panquecas 

Ingredientes

1 banana grande madura

1 ovo de linhaça

4 colheres de sopa de farinha de amêndoa

4 colheres de sopa de farinha de aveia

1 colher de sopa de farelo de aveia (ou chia)

1-2 colheres de sopa de leite de amêndoa

1 colher de chá de fermento (opcional, mas faz com que a panqueca fique alta e mais fofinha)

½ colher de chá de canela (opcional)

Modo de preparo

Fazer o ovo de linhaça juntando 1 colher de sopa de farinha de linhaça com 3 colheres de sopa de água e deixar hidratar por pelo menos 20 minutos

Amassar a banana e misturar todos os ingredientes exceto o leite.

Adicionar o leite aos poucos até obter consistência – se necessário, adicionar mais leite.

Grelhar numa frigideira antiaderente untada com um pouco de óleo de coco.

Ideias para servir

Iogurte natural ou de coco, lascas de coco e nozes

Manteiga de amêndoa, banana e canela

Xarope de ácer e doce de frutos vermelhos e chia

Substituições

Pode substituir o ovo de linhaça por um ovo de galinha. Nesse caso, exclua o leite de amêndoa. Pode substituir o leite de amêndoas por qualquer outro leite vegetal ou leite de vaca (mas só para bebés a partir de 1 ano)

Dicas

Duplique esta receita e faça em formas de muffins no forno pré-aquecido a 180 graus por 15 a 20 minutos.

Outras receitas semelhantes

Panquecas de banana e aveia

Panquecas de banana e mirtilos

Panquecas fofas de banana

Panquecas sem banana

Panquecas de batata doce

Crepes simples

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: