fbpx

Panquecas de aveia e maçã (sem ovo)

Ando já há algum tempo a testar receitas sem ovo porque recebo muitos pedidos nas nossas redes sociais. Estas são as melhores panquecas que já fiz. Deixam um cheiro maravilhoso a caramelo na casa inteira. E são muito versáteis. Vou deixar várias alternativas para fazê-las de forma a adaptar à idade do bebé.

Podem ser consumidas por bebé a partir dos 6 meses (se substituir as tâmaras como explico em baixo) e são uma ótima opção de lanche para a rua ou para a creche. São ideais para quem faz baby-led weaning ou para bebés que fazem a introdução alimentar convencional praticarem a mastigação.

Como adaptar esta receita

Retirar as tâmaras: Embora levem apenas uma tâmara, as tâmaras são muito doces e por isso devemos evitar introduzi-la antes dos 12 meses. Mas pode facilmente fazer esta panqueca só com puré de maçã. É só usar o dobro da quantidade (neste caso 80g) de puré de maçã para a receita toda.

Retirar o leite: Eu uso leite de amêndoas. Se ainda não introduziu frutos secos, opte por usar leite de aveia. Pode fazer o leite de aveia como ensino neste artigo.

Para bebés com menos de 12 meses prefira usar leite materno ou leite artificial nas receitas. O calor altere a estrutura do leite materno (estudos sugerem que quando o leite materno é aquecido a apenas 38 graus, as suas proteínas começam a se decompor). Isto significa que mesmo quando aquecemos o leite materno armazenado, ele pode perder importantes componentes que beneficiam os bebês. Embora a melhor forma de o oferecer em receitas é fresco (misturado nas papas por exemplo), pode usá-lo em receitas, porque mesmo perdendo nutrientes no aquecimento, o leite materno continua a ser nutritivo para o bebé. O mesmo acontece com o leite artificial.

Para bebés com mais de 1 ano, pode sempre usar leite de vaca se quiser.

Como fazer puré de maçã

Há puré de maçã pronto à venda nos supermercados e mercados biológicos. É preciso ter cuidado que muitos têm açúcar. O puré deve ser só maçã. Mas se quiser, fazer puré de maçã é muito fácil. Normalmente faço-o no fim-de-semana e deixo-o o no frigorífico num frasco de vidro com tampa e vou usando ao longo da semana em receitas ou papas.

Para fazer puré de maçã, lave 4 maçãs (dá mais ou menos 350-400g), retire os caroços e corte em pedaços (é para deixar a casca). Adicione 1/2 a 1 chávena de água, 1 pau de canela e coza em fogo baixo até a água evaporar e a casca estar bem cozida. Depois é só retirar o pau de canela e triturar bem.

Uma nota sobre o leite vegetal

Pode fazer o leite vegetal em casa ou comprar. Se optar por comprar, certifique-se que o leite é apenas água e amêndoas. Muitos leites, têm açúcar e outros aditivos. Até a mesma marca normalmente tem versão com e sem açúcar. Cá em casa gostamos de usar o da Provamel. Pode substituir o leite de amêndoas por leite de aveia ou leite de coco. Não use leite de arroz em receitas para bebés.

Receita

Ingredientes

200ml de leite de amêndoas

20g de puré de maçã

20g de puré de tâmaras (ou tâmaras Medjool) – para bebés com menos de 12 meses substituir por 60g de puré de maçã

90g de farinha de aveia

1 colher de sopa cheia de linhaça

1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio

Pitada de canela

Modo de preparo

Misturar o leite, puré de maçã e puré de tâmaras.

Adicionar a farinha, linhaça, bicarbonato e canela.

Reservar por 10 a 15 minutos.

Fazer as panquecas numa frigideira anti-aderente untada

Forma alternativa de fazer: Pesar 20g de tâmaras Medjool (dá mais ou menos uma tâmara). Ferver o leite com a tâmara. Deixar arrefecer e triturar o leite com a tâmara e juntar o resto dos ingredientes.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: