fbpx

Panquecas de ervilhas

A minha filha adora panquecas de ervilhas. E para mim é um descanso porque não só congelam muito bem e assim consigo ter sempre uma refeição (ou pelo menos parte dela) pronta no congelador como são uma ótima opção em fases em que ela está mais selectiva a comer.

Já tinha tentado fazer panquecas de ervilhas várias vezes mas na minha opinião ficavam sempre secas. Recentemente comecei a substituir o fermento por bicarbonato de sódio e adicionado iogurte aos bolos e muffins e tem resultado super bem. Então experimentei com estas panquecas e o resultado foram panquecas super fofinhas e deliciosas.

Esta receita leva ovos e iogurte natural sem açúcar por isso não pode ser consumida por bebés que ainda não tenham sido expostos porque ambos podem causa alergia. Também não podem ser consumidas por bebés com alergias.

Substituições

Ovo: substitua o ovo por um ovo de linhaça (1 colher de sopa de farinha de linhaça com 3 colheres de sopa de água). Explicamos como fazer aqui.

Iogurte: o iogurte é ácido e o bicarbonato de sódio precisa de acidez para reagir, permitindo que as panquecas cresçam e fiquem fofas. Ainda não teste desta forma, mas experimente substituir a colher de sopa de iogurte por 1 colher de sopa de leite vegetal misturada com 1/4 de colher de chá de sumo de limão ou vinagre de maçã.

Receita

Ingredientes

1 chávena de ervilhas cozidas

1 ovo

1 colher de sopa de iogurte

1 colher de chá de azeite

1/4 chávena de farinha de espelta integral*

1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio

Algumas folhas de hortelã ou manjericão

Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Triturar tudo exceto a farinha e o bicarbonato de sódio.

Transferir para um recipiente, adicionar a farinha e o bicarbonato de sódio e misturar.

Fazer as panquecas numa frigideira anti-aderente com um pouco de azeite virgem extra (veja a foto em baixo para ver a quantidade)

Quantidade de azeite para grelhar as panquecas
Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

2 comentários em “Panquecas de ervilhas

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: