fbpx

Pão de batata doce e chia

Estes pãezinhos são super nutritivos e por isso uma ótima opção para o lanche ou pequeno-almoço de bebés e crianças.

A primeira vez que testei esta receita foi para tentar replicar a receita do pão sem queijo (ou pão de beijo) que é feito com polvilho, mas a minha filha não gostou. Para ser sincera, acho que estes pães só ficam bons com batata ou mandioca.

Mas queria ter uma opção de pão saudável que fosse fácil e rápida de fazer e nutritivo para a minha filha poder levar para os lanches na creche ou na rua. E depois de alguns testes cheguei a esta receita.

Este pão de batata doce é sem glúten, sem lactose e vegan. É também super nutritivo. A batata doce é cheia de fibras, uma fonte riquíssima de vitamina A, além de vitamina C, potássio e vitamina B6. A chia é fonte de fibras e proteína. E a aveia é rica em fibras, fósforo, tiamina, magnésio e zinco.

A partir de que idade oferecer

Embora todos os ingredientes sejam aptos para bebés a partir dos 6 meses, o ideal é esperar pelos 9-12 meses para começar a oferecer este pão (antes pode representar risco de engasgo). Pode fazer em formato de croquetes ou espalmar para o bebé conseguir agarrar. Este pão é muito macio, mas fique sempre atenta/o para ver se o bebé não põe um pedaço grande na boca.

Muito fácil de fazer

Estes pães são muito fáceis de fazer. Não precisa de trabalhar a massa ou deixar levedar. É só misturar os ingredientes e levar ao forno. Quando vou fazê-los na semana, como na ementa desta semana, em vez de fazer todos antecipadamente, prefiro cozer a batata doce antecipadamente e amassar comum garfo e deixar a batata doce no frigorífico. São 5 minutos para preparar e depois 20-30 minutos no forno.

Ainda não experimentei congelar, mas acredito que congelem muito bem. Só precisa fazer o formato das bolinhas e congelar antes de ir ao forno.

Sugestão de lanche/pequeno-almoço com pão de batata doce e chia, ricota e laranja

Receita

Rende 12 bolinhas. Pode reduzir a receita em 2 ou 4.

Ingredientes

1 chávena de batata doce amarela cozida e amassada

1 colher de chá de chia

1/2 colher de chá de cúrcuma em pó

3/4 de chávena de aveia (+ se necessário; adicionar 1 colher de chá de cada vez)

2 colheres de sopa de farinha de araruta (ou polvilho doce ou amido de milho)

1/4 chávena de água tépida

1/4 chávena de azeite

Sal a gosto (apenas para bebés +1ano)

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Coza a batata doce (para fazer uma chávena, precisa de 1 batata doce grande ou 2 médias) e amasse a batata doce com um garfo.

Num recipiente, misture a batata, chia, cúrcuma, água, azeite e o sal, caso esteja a usar.

Depois adicione a farinha de aveia e a farinha de araruta.

Misture tudo com um garfo e depois forme as bolinhas com as mãos.

Pincele uma assadeira com azeite e adicione as bolinhas.

Asse por 20 a 30 minutos.

Elas são melhores comidas na hora. Se quiser comer depois, aqueça no forno a 150 graus. por 5 a 10 minutos

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: