Esta papa adormecida de quinoa e iogurte é deliciosa e é uma ótima forma de variar as papas de aveia. Pode ser oferecida a bebés desde os 6 meses.
Cá em casa somos fãs de papas adormecidas de aveia e comemos quase todas as semanas desde que a Madalena era bebé, quer seja ao pequeno-almoço, quer seja ao lanche. Também envio muitas vezes na lancheira da Madalena.
Fiz esta papa pela primeira vez quando tinha sobras de quinoa cozida do jantar. Misturei a quinoa com o iogurte natural e os restantes ingredientes e servi ao pequeno-almoço no dia seguinte. Foi um sucesso!
DICA: Sempre que fizer um cereal diferente para o almoço ou jantar (quinoa, millet, cevada, etc), coza a mais e guarde uma parte para as papas ou congele!
Transformar sobras em refeições diferentes é uma ótima forma de variar as refeições sem ter trabalho adicional!
Que ingredientes leva esta papa?
Iogurte natural. Uso iogurte de leite de vaca ou de ovelha, natural e sem açúcar. Se tem um bebé alérgico à proteína do leite de vaca (APLV), pode usar iogurte de soja ou coco.
Veja aqui as melhores marcas de iogurte para oferecer ao seu bebé!
Quinoa. Uso sempre quinoa em grãos porque é o que consumimos cá em casa. Mas pode usar em flocos.
Se usar flocos, não precisa coze-los previamente porque eles vão “cozinhar” no iogurte.
A quinoa é um alimento maravilhoso para adicionar à alimentação do bebé! Fonte de ferro, proteina, cálcio, zinco, vitaminas do complexo B. Também é fonte de ácidos gordos (ômega 3 e 6) e fibras.
Banana. A banana combina muito bem com a quinoa e por isso adoro usá-la. Mas pode usar outras frutas: puré de maçã ou pera, mistura de frutos vermelhos esmagados, dióspiro de colher são algumas ideias.
A banana é uma fruta que oxida com muita facilidade. Neste caso, como está misturada com o iogurte, que é ácido, isso previne que a papa oxide. Se não usar iogurte, junte um pouco de sumo de limão à papa.
Manteiga de amendoim. Adoro juntar banana e manteiga de amendoim. Mas pode usar uma manteiga de frutos gordos à sua escolha.
Sementes de linhaça. Para adicionar nutrientes extra à papa. Uso farinha de linhaça.

Papa adormecida de iogurte e quinoa
Utensílios
- 1 Recipiente de vidro com tampa
Ingredientes
- 1 iogurte natural sem açúcar
- 2 colheres de sopa quinoa cozida
- 1 colher de chá farinha de linhaça
- 1 banana da madeira pequena
- 1 colher de sopa manteiga de amendoim
modo de preparo
- Cozer a quinoa previamente e deixar arrefecer. DICA: Esta papa é ótima para usar as sobras da quinoa cozida!
- Amassar a banana.
- Num recipiente de vidro, juntar todos os ingredientes e misturar bem.
- Conservar no frigorífico por pelo menos 4 horas.
Aviso
O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.