fbpx

Papa de arroz e dióspiro

Não conheço ninguém que não goste de dióspiros. Além de doces e deliciosos são super nutritivos. Dióspiros são ricos em vitamina A, vitamina C e potássio. Também tem cálcio, fósforo e magnésio.

Ir para receita.

Para esta papa usamos dióspiros de “abrir”. Fazer esta papa com puré de dióspiros é uma ótima forma de usar aqueles dióspiros que já estão muito maduros. Aliás, devem ser muito maduros de forma a reduzir a sensação de adstringência na boca (devido aos taninos que estão mais presentes quando o fruto não está maduro).

A partir de que idade pode oferecer esta papa

É uma dúvida muito comum mas os dióspiros podem ser oferecidos a bebés a partir dos 6 meses. Assim como todos os ingredientes desta papa, mas com algumas ressalvas:

Esta papa não deve ser o primeiro, ou um dos primeiros alimentos que oferece ao bebé. Comece a introdução da alimentação complementar com alimentos sozinhos (papa de maçã, papa de dóspiro, banana em baby-led weaning) e vá evoluindo a quantidade de ingredientes.

Até aos 8/9 meses prefira usar o seu leite para fazer a papa no lugar do leite de coco, se amamentar. Se der leite artificial, pode usar o leite artificial ou mesmo água para triturar a papa.

Até o bebé ter 12 meses os leites vegetais devem ser oferecidos com moderação. Também deve ter cuidado com os ingredientes do leite vegetal. Muitos têm açúcar, sal e outros aditivos.

O arroz integral deve ser demolhado para reduzir as chances de desconforto abdominal, especialmente em bebés. Pode alternativamente oferecer arroz branco, ou uma mistura dos dois. Prefira um arroz de grão curto!

Papa de arroz

Na base desta papa usamos arroz integral cozido em água e leite de coco e depois triturado. A mistura do arroz com coco e a papa de dióspiro lembra o sabor de um arroz doce. Deliciosa!

Alternativamente pode usar aveia – papas de aveia e dióspiro ficam deliciosas – ou qualquer outro cereal. Também pode misturar iogurte à papa, caso o bebé já coma iogurte.

Receita

Ingredientes

1 chávena de arroz integral cozido

1/4 chávena de leite de coco, leite materno ou água1

1 maçã reineta pequena

1/4 colher de chá de canela

1 dióspiro

Pitada de chia (opcional)

Modo de preparo

Corte a maçã e coza com um pouco de água. Reserve.

Triture o dióspiro. Reserve

Na mesma trituradora, junte o arroz, leite de coco (ou leite materno/ leite artificial / água), maçã, canela e chia caso esteja a usar. Triture até fazer uma papa cremosa.

Sirva a papa de arroz com a papa de dióspiro por cima.

Notas:

1 Até aos 12 meses pode usar o seu próprio leite, caso amamente. Até aos 8/9 meses prefira usar o seu leite ou água caso faça esta papa com frequência. Até aos 12 meses leites vegetais devem ser oferecidos de forma esporádica.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: