fbpx

Papa de batata doce

A batata doce é um ótimo alimento para dar no início da introdução alimentar por ser cheia de nutrientes e ter um sabor mais neutro. Esta papa também tem uma ótima consistência – mais para puré do que para sopa – dando a oportunidade ao bebé de explorar uma consistência diferente (menos líquida do que a papa de cenoura por exemplo).

Esta papa é muito fácil de fazer e só leva um ingrediente: batata doce! Pode ser feita com qualquer batata doce: branca, laranja ou roxa, embora as duas últimas sejam mais ricas em antioxidantes. 

A batata doce é rica em vitamina A, vitamina C (sistema imunitário), manganês, vitamina B6, potássio e fibras (importante para a saúde intestinal e evitar obstipação).

Esta papa pode ser feita de várias maneiras: assada (a nossa favorita), cozida em água ou a vapor. 

Como fazer a papa de batata doce passo a passo

Ingredientes

2 batatas doce médias

Água ou leite materno

Modo de preparo

Assada: Pré-aquecer o forno a 180 graus. Lavar bem a casca da batata, perfurar as batatas doce com um garfo e levar ao forno em uma assadeira com papel vegetal. Assar por 45 minutos ou até ficarem macias (testar com um garfo). Deixar arrefecer, descascar e triturar com um pouco de água ou leite materno.

Cozida em água: Descascar as batatas doce e cortá-las em cubos. Cozer as batatas em uma panela com água suficiente para cobrir durante cerca de 15 minutos. Quando estiverem macias, triturar as batatas com um pouco da água da cozedura ou leite materno.

Cozida no vapor: Descascar as batatas doce e cortá-las em cubos e adicioná-las ao cesto de uma panela de cozimento a vapor. Cozer até estarem macias. Triturar com um pouco de água ou leite materno.

Como conservar

Esta papa pode ser guardada no frigorífico até 2 dias no máximo, idealmente num recipiente de vidro esterilizado. O ideal, especialmente nesta fase de introdução alimentar, em que o bebé come quantidades muito pequenas, é congelar a papa em formas de gelo. Assim só se descongela a quantidade necessária. Para aprender como conservar papas, visita o nosso Guia Completo das Primeiras Papas.

Variações

Papa de batata doce, cenoura e tomilho: Cozer 1 batata doce, 1 cenoura e um ramo de tomilho com um pouco de água até a cenoura estar macia. Retirar o caule do tomilho e triturar a batata, cenoura e as folhas de tomilho com um pouco de água ou leite materno.

Sopa rápida de tomate e batata doce.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: