fbpx

Papa de cenoura

O momento de introduzir a alimentação complementar ao bebé é um momento de grande expectativa: como vai ser a reacção? Será que vai gostar? Depois vem a dúvida do que oferecer e como oferecer. 

Se a opção de introdução da alimentação complementar é oferecer papas, a papa de cenoura é uma ótima opção para introduzir dos primeiros alimentos sólidos a um bebé. A cenoura tem uma cor vibrante, tem um gosto ligeiramente suave e não tem demasiadas fibras (no início quando o bebé nunca comeu nada além de leite ou fórmula, fibras em excesso podem dar gases ou cólicas).

A cenoura é um dos alimentos mais ricos em vitamina A (necessária para apoiar o sistema imunitário e muito importante para a saúde dos olhos), vitamina K (ajuda a coagular o sangue), e vitamina B6 (necessária para a saúde da pele, cabelos, olhos e fígado).

A cenoura ainda é ótima como base de outras papas – doces ou salgadas – e este puré pode até ser usado para fazer bolos e muffins para adicionar nutrientes ou mesmo como substituto de ovos.

Como fazer a papa de cenoura passo a passo

Descascar e cortar a cenoura em rodelas

Cozer numa panela apenas com água suficiente para cobrir a cenoura e sem nenhum tempero. Alternativamente pode cozer no vapor.

Ao fim de 15-20 minutos usar um garfo para ver se a cenoura está cozida: se o garfo passar facilmente, está pronta.

É importante a cenoura estar muito macia para conseguir ser triturada com mais facilidade, mas cozida em excesso perde sabor e cor. 

Retirar a cenoura da panela e reservar a água do cozimento.

Bater a cenoura com um pouco da água do cozimento no liquidificador, robot de cozinha ou varinha mágica.

Também pode usar leite materno em vez de água para bater a papa.

Começar com uma colher de sopa de água e ir adicionando uma colher de cada vez conforme necessário e até atingir a consistência desejada: Para papas mais líquidas, adicionar mais água. 

Embora os bebés até aos 6 meses estejam habituados apenas ao leite, a consistência das primeiras papas não precisa ser totalmente líquida, podendo ser oferecidas em consistência de puré, desde que não fiquem por triturar pedaços grandes e que representem risco de engasgo.

Como conservar

Esta papa pode ser conservada no frigorífico durante 2 dias no máximo. Nunca deve dar a papa diretamente do recipiente para evitar contágio através da saliva. Pode também congelar a papa em cubos de gelo. Para aprender como conservar papas, visite o nosso Guia Completo das Primeiras Papas.

Variações

Papa de cenoura com coentros

Papa de cenoura, abóbora e gengibre

Puré de cenoura para acompanhar o segundo prato

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: