fbpx

Papa de ervilhas

A introdução de alimentos sólidos é uma experiência sensorial para os bebés. Até introduzir os alimentos cozinhados e inteiros (ou em cortes apropriados) é importante oferecer uma variedade grande de cores e texturas de papas para permitir que o bebé explore a comida. 

Essa é uma das razões que faz este puré de ervilhas ser uma ótima opção para o início da introdução alimentar: a ervilha tem uma cor verde vibrante que chama muito a atenção dos bebés – ao contrário de outros vegetais verdes como os brócolos ou espinafres que deixam as papas com uma cor muito escura.

Além disso, as ervilhas são ligeiramente adocicadas o que as faz ser mais facilmente aceites pelos bebés na fase de introdução. É importante lembrar que a ideia de que os bebés têm o paladar a tender para o doce é um mito – eles não conhecem doce, salgado, ácido ou amargo. 

As ervilhas têm uma grande quantidade de vitamina K  (importante para ossos saudáveis e coagulação do sangue), além de vitamina A, vitamina C (sistema imunitário), folato (suporta períodos de crescimento acelerado), fibras (importante para a saúde intestinal e evitar obstipação) e vitamina B. 

As ervilhas são um ótimo alimento para ter no congelador porque elas mantém a mesma qualidade depois de congeladas. 

Uma dica importante para manter a cor vibrante das ervilhas é não cozinhá-las demais. O ideal é 5 minutos depois da água ferver. 

Como fazer a papa de ervilhas passo a passo

Adicionar água a uma panela e deixar levantar fervura.

Adicionar 1 chávena de ervilhas congeladas ou frescas. Isto vai fazer com que a água pare de ferver.

Cozer as ervilhas durante 5 minutos depois de voltar a ferver e retirar da água. 

Reservar a água do cozimento e bater as ervilhas com 2 colheres de sopa de água numa varinha mágica ou liquidificador. Adicionar mais água se necessário. 

É importante bater bem para não deixar pedaços grandes de casca no meio da papa.

Para uma papa suave e sem vestígios de cascas, passar a papa por um coador.

Como conservar

Podes manter a papa no frigorífico durante 2 dias no máximo, idealmente num recipiente de vidro esterilizado. Podes também congelar a papa em cubos de gelo. Para aprender como conservar papas, visita o nosso Guia Completo das Primeiras Papas.

Variações

Papa de ervilha e hortelã: Lavar e reservar 4 folhas de hortelã. Juntar a hortelã às ervilhas e água no processador e triturar a papa. É importante adicionar a hortelã apenas na altura de processar, senão a hortelã perde todo o sabor.

Para bebés a partir de 2 anos: a melhor sopa de ervilhas.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: