fbpx

Papa de millet e maçã

O millet é um grão que tenho sempre na despensa pela sua versatilidade. Explicamos tudo sobre o millet e como cozinhá-lo neste artigo. Mas gosto de tê-lo na despensa principalmente porque é ótimo para fazer papas e variar as papas de aveia.

Por ter gosto suave o millet pode ser usado tanto em papas salgadas e sopas como em papas de fruta. É muito nutritivo (rico em ferro, vitaminas do complexo B e cálcio) e por isso uma ótima adição à comida do bebé.

Temos falado muito sobre alimentação infantil e alternativas saudáveis a papas na nossa conta de Instagram e esta papa é alternativa excelente às papas industrializadas.

Esta papa de millet e maçã pode ser consumida logo na fase inicial da introdução da alimentação complementar a partir dos 6 meses, mas com algumas alterações (ver notas 1, 2 e 3).

Receita

Ingredientes

2 colheres de sopa de millet crú

60 a 90ml de água

1 maçã com casca

1 pau de canela

1 colher de sopa de leite de amêndoas / leite materno / leite artificial ou leite de vaca (+12 meses)

1 colher de chá de manteiga de amêndoas

1/2 colher de chá de chia1

Especiarias (uma pitada de cada): cardamomo, gengibre em pó, canela em pó

Modo de preparo

Demolhar o millet por pelo menos 4 horas ou durante a noite.

Retirar a água e lavar o millet.

Cortar a maçã em cubos.

Cozer o millet com a água, a maçã e pau de canela durante 15 a 20 minutos ou até estar bem cozido.

Quando estiver bem cozido, desligar, retirar o pau de canela e deixar arrefecer.

untar todos os ingredientes num robot de cozinha e triturar, ou triturar com uma varinha mágica.

Servir como pequeno almoço ou lanche.

Esta papa pode ser conservada no frigorífico até 2 dias em recipiente de vidro com tampa.

Notas

1: A chia é um super-alimento e cheio de fibras. Ideal para incluir na alimentação dos bebés e crianças e para previnir a obstipação dos bebés. Mas no início da introdução das papas não use a chia ou comece com quantidades bem pequenas porque pode causar desconforto abdominal.

2: Incluir manteiga de amêndoas e o leite de amêndoas só após o bebé já ter sido exposto a frutos secos. Lembrando que não se pode oferecer frutos secos inteiros antes dos 5 anos da criança.

3: As alergias a especiarias são muito raras e o que acontece normalmente são reações de contacto (vermelhidão à volta da boca por exemplo). Começar com uma quantidade muito pequena.

3: Para bebés na fase inicial da introdução da alimentação complementar, pode substituir o leite vegetal por leite materno, caso esteja a amamentar. Pode continuar a usar leite materno nesta papa até aos 12 meses se quiser.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: