fbpx

Papa de millet e manga

Já falamos de millet neste post. O millet, ou painço, é um grão muito saudável, sem glúten e extremamente versátil. Pode ser feito em receitas doces e salgadas, como acompanhamento, em croquetes ou hambúrgueres, mas eu gosto especialmente de usá-lo nas papas da minha filha para variar a aveia. 

Está papa de millet e manga é tão saborosa que aconselho-a a fazer em maior quantidade porque vai querer comê-la também! É quase como um mousse de manga saudável.

Esta papa pode ser oferecida a bebés a partir dos 6 meses (nesta fase inicial prefira usar leite materno na papa), mas continua a ser um pequeno-almoço ou lanche muito saudável para bebés mais velhos e crianças. Estas papas também são um ótimo lanche para mamãs em pós-parto e a amamentar porque são muito fáceis de fazer e super nutritivas!

É importante que a manga esteja bem doce senão o mousse vai ficar muito ácido. O leite de coco também deve ser caseiro. Neste artigo ensinamos a fazer leite de coco caseiro de duas formas: com coco fresco e coco ralado.

Usar ingredientes de raíz, feitos em casa, como o leite de coco é muito fácil. Só requer planeamento: O leite de coco dura 3 dias no frigorífico. Faça por exemplo num domingo e use nas papas dos três dias seguintes. Para otimizar o uso, pode aproveitar e usá-lo numa sopa ou num caril.

Deixamos aqui duas opções para fazê-lo. Alternativamente, se comprar o leite já pronto, leia o rótulo e certifique-se que não tem açúcar nem aditivos.

Para bebés com menos de 12 meses que mamam, pode usar o seu leite em vez do leite de coco.

Receita

Ingredientes 

1/2 chávena de millet cozido

1/4 de chávena de manga (mais a gosto)

2 colheres de sopa de leite de coco

Pitada de chia 

Modo de preparo

Para cozinhar o millet:

1 chávena de millet cru rende imenso, entre 3 a 3 1/2 chávenas. 

Deixe de molho pelo menos 4 horas (pode demolhar durante a noite). Coza o millet em 4 vezes a água. É importante que o millet fique muito bem cozido para a papa ficar bem cremosa.

Triture todos os ingredientes num robot de cozinha e sirva. 

Esta papa aguenta 1 a 2 dias no frigorífico num recipiente de vidro esterilizado com tampa.

Dica para fazer várias papas sem ter mais trabalho:

Pode adicionar um pau de canela, maçã ou pera ao cozimento do millet. Depois separe uma parte do millet puro para fazer esta papa de manga e triture outra parte do millet com a maçã ou a pera e leite vegetal.

Aviso

O conteúdo oferecido no blog comidadebebe.pt é puramente para fins informativos. O comidadebebe.pt não se dedica a fornecer aconselhamento profissional, seja médico ou outro, para usuários individuais ou para os seus filhos ou famílias. Nenhum conteúdo deste site, independentemente da data, deve ser usado como um substituto do conselho de um médico ou profissional de saúde, nutricionista ou especialista em alimentação e alimentação pediátrica. Ao acessar o conteúdo em comidadebebe.pt, reconhece e concorda que aceita a responsabilidade pela saúde e bem-estar de seu filho ou familiar. Em troca de fornecer-lhe uma série de informações sobre alimentação e nutrição infantil, introdução da alimentação complementar e receitas, você renuncia a quaisquer reclamações que você ou seu filho possam ter como resultado da utilização do conteúdo que está no comidadebebe.pt.

Leave a Reply

Artigos relacionados

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo
Follow by Email
%d bloggers like this: